Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

IML faz perícia em corpo de piloto morto em Espinosa

Avião caiu na tarde de sexta-feira em Espinosa, no Norte de Minas
O corpo do piloto Greenhalgh Marcondes Nunes Lima, vítima da queda de um avião ocorrida na tarde dessa sexta-feira (6), em Espinosa, no Norte de Minas, foi periciado no local do acidente pela Polícia Civil e encaminhado ao IML, na madrugada deste sábado, por volta de uma hora da manhã, segundo informações do investigador Alex Sandro Custódio dos Santos.
Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), com sede no Rio de Janeiro, estão se dirigindo para o local, onde vão avaliar as condições da aeronave e o panorama geral de segurança, fazendo o diagnóstico das possíveis falhas que levaram ao acidente. O trabalho de perícia, segundo os técnicos, fica por conta da polícia.
A empresa Microsurvey Aéreogeofísica e Consultoria Científica, proprietária do avião modelo Navajo - PT-ENG, informou que o corpo do piloto ainda não foi liberado pelo IML e que só pretende divulgar outras informações após a conclusão dos trabalhos periciais.
As duas pessoas que acompanhavam o piloto, Laércio Dutra de Lima, de 41 anos e Claudinei Teodoro dos Santos, de 43, sobreviveram ao acidente, que ocorreu por volta das 16 horas de sexta-feira. Eles foram socorridos por moradores da região onde o avião caiu, com ferimentos leves. Segundo o inspetor Alex, os passageiros informaram que um motor apresentou problema mecânico e o piloto decidiu seguir viagem.
O piloto ainda teria tentado pousar em uma clareira, mas a aeronave perdeu altitude e bateu contra as árvores, entrando em chamas. Os dois sobreviventes não conseguiram retornar ao avião para retirar o piloto, que morreu carbonizado. "Ele pode ter desmaiado e, assim, não conseguiu sair da aeronave",diz o inspetor. De acordo com ele, o laudo sobre a causa da morte deve sair em 30 dias.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira