Na estreia de Victor, Atlético derrota a Lusa e mantém liderança do Brasileiro

Misture o talento de Ronaldinho Gaúcho com a segurança do estreante goleiro Victor. Acrescente a participação calorosa da torcida atleticana. O resultado desta miscelânea é a sexta vitória do Atlético no Campeonato Brasileiro e a consolidação da liderança. Marcos Rocha e Leonardo Silva fizeram os gols do triunfo, por 2 a 0, sobre a Portuguesa, no Estádio Independência.
Com o resultado, o Atlético chegou aos 19 pontos e assegurou a ponta do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada. Com 11 pontos a menos, a Portuguesa perdeu uma posição, ocupando, agora, o 13º posto.
Para seguir na ponta, o clube alvinegro vai a Florianópolis, no próximo sábado, enfrentar o Figueirense, às 18h30. Loco Abreu estreará pelo clube catarinense. Já a Portuguesa, por sua vez, pegará o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, no domingo, às 18h30.

Em tempo equilibrado, Atlético arranca na frente
Ciente da perda da liderança momentânea do Campeonato Brasileiro – Fluminense venceu o Flamengo, por 1 a 0, no Engenhão, e foi a 18 pontos -, o Atlético começou a partida pressionando a Portuguesa.
Logo aos dos dois minutos, Ronaldinho fez um belo giro no meio-campo, lançou Jô na ponta direita, que cruzou na área para Danilinho. Antes do camisa 7 bater a gol, a defesa afastou o perigo.
Em resposta, o time paulista apostava nos chutes de fora da área. Aos três minutos, Lima, ex-zagueiro do Galo, tentou, assim como Moisés, aos 11. Em ambas, Victor fez defesas seguras.
Pela passagem vitoriosa pelo Cruzeiro na década de 1990, Dida era vaiado a cada vez que efetuava alguma defesa.
Ironicamente, quando a Portuguesa equilibrou o jogo, o Atlético abriu o placar. Aos 24 minutos, Junior César cobrou lateral na área, a bola sobrou para Marcos Rocha, que emendou belo chute, no ângulo de Dida. O goleiro sustentava invencibilidade desde que regressou ao futebol nacional.
Com a inferioridade no placar, o time do técnico Geninho sufocou a defesa alvinegra. Nos 20 minutos finais do primeiro tempo, a Lusa chegou incisivamente em seis oportunidades. Na última, aos 45 minutos, André Luiz cabeceou. Victor, no reflexo, fez bela defesa.

Consolidação da vitória e da liderança

Para o início do segundo tempo, tanto Cuca como Geninho optaram por permanecer com a mesma equipe. Taticamente, o técnico alvinegro orientou Danilinho e Bernard a reforçar a marcação pelos lados do campo. Jô e Ronaldinho marcavam a saída de bola.
Assim como na etapa inicial, o Atlético surpreendeu nos minutos iniciais. Aos três, Ronaldinho lançou Jô no costado da defesa. O atacante, porém, desperdiçou o lance finalizando sobre o goleiro Dida.
Aos sete, Ronaldinho cobrou falta fraca. Dida tentou encaixar, mas deixou a bola escapar nos pés de Leonardo Silva. O zagueiro, em posição irregular, só empurrou para o fundo das redes. Ironicamente, a torcida alvinegra gritou o nome do goleiro.
O segundo gol freou uma possível reação da Portugusa, que pouco perigo criou para o goleiro Victor. Marcelo Cordeiro, ex-Botafogo, entrou para explorar o lado direito, mas pouco produziu.
Quem chegou com perigo ao ataque foi o Atlético. Aos 26, Bernard recebeu lançamento de Ronaldinho, driblou o zagueiro, mas chutou para fora.
Com categoria, Ronaldinho comandou as ações ofensivas e fez uma das melhores partidas no Atlético. O camisa 49 distribuiu o jogo com qualidade e ainda arrancou elogios dos atleticanos com belos dribles.

Atlético 2 x 0 Portuguesa

Atlético
Victor, Marcos Rocha (Serginho), Rafael Marques, Leonardo Silva e Junior César; Leandro Donizete, Pierre, Danilinho (Escudero), Ronaldinho e Bernard (Richarlyson); Jô
Técnico: Cuca

Portuguesa
Dida; Diego Augusto (Rodriguinho), André Luis, Lima; Luis Ricardo, Ivan (Marcelo Cordeiro), Léo Silva, Guilherme e Moisés; Ananias e Diego Viana (William Xavier)
Técnico: Geninho

Motivo: oitava rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data: 8 de julho (domingo)
Gols: Marcos Rocha, aos 24’ do 1º tempo, e Leonardo Silva, aos sete do segundo tempo

Árbitro: André Luís de Freitas Castro
Assistentes: Marrubson Melo Freitas e Jesmar Benedito Miranda de Paula
Cartões amarelos: Rafael Marques e Pierre, pelo Atlético, e Ananias e Léo Silva, para a Portuguesa

Público pagante: 18.875
Renda: R$ 758.200,00


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos