Serra do Cabral sedia treinamento contra incêndio

 Serra do Cabral sedia treinamento contra incêndio
Nesta quinta-feira Governo de Minas coloca em ação plano de prevenção em Joaquim Felício e Buenópolis
O Governo de Minas, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizará nesta quinta-feira, dia 14, a partir de 8 horas, o quinto Simulado Operacional de Combate a Incêndios Florestais no Parque Estadual da Serra do Cabral, sediado entre os municípios de Buenópolis e Joaquim Felício, na região Centro-Norte de Minas Gerais.
O Simulado Operacional é uma das inovações do Plano de Ação 2012 para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O investimento previsto para este ano é de cerca de R$ 26 milhões, contemplando ações a serem implementadas em todas as regiões do Estado.
O trabalho reproduzirá todas as condições de um combate ao fogo, desde a identificação dos sinais de fumaça, emissão dos primeiros alertas até a confirmação de um incêndio florestal de grande porte e que exija a participação da Força Tarefa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio).
A Força Tarefa é a primeira do gênero na América Latina e integrada pela Semad, Instituto Estadual de Florestas, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O objetivo da Força Tarefa é apoiar as ações de prevenção e coordenar o combate a incêndios florestais nas unidades de conservação sob responsabilidade do Estado.
O município de Curvelo foi escolhido para abrigar a base principal da Força Tarefa por estar localizado no centro geográfico de Minas Gerais, permitindo que as equipes cheguem a qualquer local do Estado em até duas horas. Além da base de Curvelo, o Estado conta ainda com outras três sub-bases: em Januária, Viçosa e no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.
O treinamento que será realizado nesta quinta-feira no Parque Estadual da Serra do Cabral será conduzido por integrantes da Cedec, do Corpo de Bombeiros, por técnicos do Previncêndio e do IEF. Cerca de 60 pessoas devem participar da simulação que utilizará os equipamentos habitualmente empregados no combate ao fogo, incluindo aeronaves.

AÇÕES
O Simulado Operacional é uma importante etapa de preparação e envolverá as diversas organizações parceiras da Força Tarefa Previncêndio, que coordena os esforços para o combate a incêndios florestais, especialmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. A atividade também será uma aplicação prática do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Parque Estadual da Serra do Cabral.
O programa de Prevenção prevê a implementação de ações para reduzir as causas e os riscos de propagação do fogo, especialmente aquelas causadas pelo homem. O uso correto de técnicas, como construção de estradas, aceiros, divisão da área em quadrantes, entre outras, permitirá uma redução das ocorrências com essa origem.
Os planos e estratégias de combate são estabelecidos em função do tamanho do incêndio e dos meios disponíveis. No entanto, o objetivo maior desse programa é que os incêndios possam ser controlados e dominados antes que atinjam grandes proporções.
A equipe da Força Tarefa está de prontidão 24 horas por dia para atendimento às ocorrências e denúncias pelo telefone 0800 28 32323.

BALANÇO
O período entre os meses de junho e outubro, de tempo frio e seco, é o mais propício à propagação do fogo e, por isso, é a época na qual a vigilância do Sistema Estadual do Meio Ambiente sobre as áreas verdes do Estado é reforçada. A maior parte das ocorrências de incêndios florestais ocorre nesse período.
Balanço divulgado pela Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semad revela que, entre janeiro e outubro de 2011 foram registradas 409 ocorrências de incêndios. Ao todo foram queimados 40 mil hectares na área interna de unidades de conservação (UCs) e 18 mil hectares no entorno dessas unidades. Isso representa 1,5% do total de 2,7 milhões de hectares de áreas protegidas de Minas Gerais. Das 409 ocorrências, 247 foram em área interna e 162 no entorno das unidades.
Em 2010, foram 36 mil hectares queimados por 300 ocorrências, sendo 24 mil hectares no interior das UCs e 12 mil no entorno. Desde 2006, o pior balanço de queimadas registrado no Estado foi em 2007, quando 62 mil hectares de área interna e entorno das UCs foram destruídos pelo fogo.

Parque abriga nascentes e é

refugio de animais em extinção

O Parque Estadual da Serra do Cabral está localizado na serra de mesmo nome, que faz parte da Cordilheira do Espinhaço. A unidade de conservação foi criada em 2005 e possui área de 22.494.172,8 hectares
Com altitudes que variam entre 900 e 1300 metros, a serra é um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do Rio São Francisco.
O Parque abriga muitas nascentes, entre elas a dos córregos Riachão Embaiassaia, responsáveis pelo abastecimento das áreas urbanas dos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício, respectivamente. A vegetação é composta de veredas, matas e cerrado. Na fauna destaca-se a presença de antas (Tapirus terrestris), espécie ameaçada de extinção.
Destaca-se o grande número de sítios arqueológicos pré-históricos existentes. Em diversos locais são registradas pinturas rupestres. O Sobrado da Fazenda do Riachão, onde está instalada a sede do Parque, foi uma das primeiras grandes edificações construídas no final do século XIX na região de Buenópolis.
A unidade de conservação é ameaçada pelas queimadas no seu interior e no entorno. Em 2011, foram registradas doze ocorrências dentro do Parque que atingiram 2.059 hectares. Outros doze incêndios florestais aconteceram na zona de amortecimento da unidade de conservação, queimando 1.469 hectares. Em 2012, não foram registrados incêndios na unidade de conservação.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos