Porteirinhenses na expectativa das eleições municipais

(por Edson Reis Fernandes) As eleições municipais estão se aproximando. No dia sete de outubro de 2012, todas as cidades brasileiras irão eleger novos prefeitos e vereadores para o mandato 2013-2016. Na cidade de Porteirinha, localizada no norte do Estado de Minas Gerais, os moradores já comentam quem serão os candidatos à prefeitura do município.
Especula-se que o ex-prefeito Alonso Reis da Silva (PT) e o atual, Juracy Freire Martins (PP), são nomes praticamente certos nas próximas eleições. Nas conversas das esquinas já se ouvem outras opções como empresários e pessoas influentes do município: Wilson Marcos (PDT), Elton Mendes (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e Halley Cunha (PSOL).
Segundo o sociólogo Tiago Fernandes, Freire e Reis já são candidatos; sobre os outros, nada está definido. Há uma possibilidade de Elton Mendes ser vice de um dos dois, já que nenhum tem o seu companheiro de chapa definido.
- Aqui em Porteirinha, o vice influencia muito. Então eles estão analisando quem seria o melhor; até o meio de junho tudo estará definido. A política da cidade continua extremamente tradicional: as elites que continuam no poder são as mesmas - por exemplo, os conhecidos Panelão e Gargantão. O diferente foi a entrada do Partido dos Trabalhadores (PT), em 2004, com a vitória de Alonso Reis. Isso realmente alterou o cenário político da cidade comandado sempre por partidos de direita.
Fernandes acrescenta que, desde a emancipação, em 17 de dezembro de 1938, o município nunca teve um prefeito reeleito.
- Ao todo, foram 16 comandantes diferentes. Isso aumenta ainda mais as expectativas sobre quem vai administrar Porteirinha neste próximo mandato. Até o momento não há pesquisas oficiais e admite-se que não há um favorito para ganhar as eleições, concluiu o sociólogo.
Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções políticas devem acontecer entre 10 e 30 de junho de 2012. O dia cinco de julho é o último para os partidos e coligações apresentarem, no Cartório Eleitoral, o requerimento para registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.
No dia sete de outubro, os 28 mil eleitores de Porteirinha irão eleger um novo prefeito. No dia da votação não se esqueça: leve título de eleitor e um documento oficial com foto.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. e a campanha eleitoral lá vai começar domingo gente......kkkkk, showmício disfarçado de são joão gente..... e dali juracy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos