Prefeitura de Janaúba faz alerta: descarte consciente de materiais cortantes evita acidentes com servidores da limpeza

Imagem
Janaúba, MG – A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria de Obras, reforça a importância de atitudes simples que podem evitar acidente s : o descarte adequado e consciente de materiais perfurocortantes no lixo doméstico. A campanha educativa tem como foco a empatia com os trabalhadores da coleta de lixo, que diariamente lidam com resíduos que, se mal acondicionados, podem causar acidentes graves. Materiais como vidros quebrados, palitos de churrasquinho, agulhas, lâminas de barbear e outros objetos cortantes devem ser embalados com segurança, de preferência em caixas de papelão, garrafas PET ou embrulhados com várias camadas de jornal. Além disso, é essencial identificar com uma mensagem visível, como “CUIDADO – MATERIAL CORTANTE”, para que os coletores estejam atentos ao risco. “É uma atitude simples que faz toda a diferença para nossa segurança. A gente só quer voltar pra casa sem se machucar” , destaca Fredson, servidor da limpeza pública de Janaúba, que participa da campanha l...

Atlético abre vantagem sobre o Goiás, mas leva gol no fim e é eliminado da Copa do Brasil

Em sua primeira partida no novo Independência, o Atlético frustrou sua apaixonada torcida. Nesta quarta-feira, a equipe alvinegra venceu o Goiás por 2 a 1, mas acabou eliminada da Copa do Brasil, já que havia perdido o jogo de ida por dois gols de diferença. Os gols foram marcados por Neto Berola e Mancini, no primeiro tempo, enquanto Felipe Amorim garantiu a classificação esmeraldina, a cinco minutos do fim.

Sonho do Atlético em conquistar a Copa do Brasil
termina com a eliminação para o Goiás

A torcida alvinegra fez sua parte, compareceu em bom número ao novo estádio e incentivou o time. Porém, dentro de campo, o Atlético mostrou claro nervosismo e sucumbiu. Com atuação fraca de peças importantes, como Danilinho e André, a equipe de Cuca não teve forças para fazer o resultado que garantiria a classificação.
Melhor para o Goiás, que mesmo desperdiçando muitas chances, conseguiu marcar na hora certa e avançou às quartas de final da competição nacional. Na próxima fase, o Esmeraldino pega o vencedor do duelo entre São Paulo e Ponte Preta. 

Primeiro tempo
O Goiás iniciou a partida tentando ser um visitante indigesto e chegou bem duas oportunidades antes mesmo dos cinco minutos. Mas o Galo não se importou e logo mostrou sua força. Aos seis minutos, Marcos Rocha fez lançamento longo para Neto Berola, que dominou dentro da área e tocou na saída de Harlei: 1 a 0. O Independência virou, de vez, um caldeirão.
Os visitantes tentavam levar perigo em algumas investidas, principalmente pelo lado esquerdo da defesa alvinegra, fragilizado pela frouxa marcação de Richalyson. Aos poucos, o Atlético deixava o adversário acuado, explorando lançamentos rápidos e pegando a defesa esmeraldina desprevenida. Aos 18, em uma dessas investidas, Rafael Tolói falhou e André, de frente para o gol, isolou.
Aos 22 minutos Neto Berola sentiu dores na perna esquerda e deixou o campo para a entrada de Escudero. Dois minutos depois, Marcos Rocha levantou bola na área, o argentino tentou finalizar, mas foi calçado por Peter. Pênalti para o Atlético, convertido por Mancini, no centro do gol.
O placar de 2 a 0 levava a disputa para os pênaltis. O Atlético diminuiu seu ímpeto no restante do primeiro tempo e o jogo ficou equilibrado. Aos 46 minutos, Thiago Mendes saiu de frente com Giovanni e tentou tocar por cobertura, mas o goleiro defendeu.

Segundo tempo
O Atlético voltou para a etapa final com Triguinho na vaga de Richarlyson, mas a melhora na marcação não aconteceu. Mostrando nervosismo e pressionado pela torcida, o Galo errava demais. No ataque, a movimentação era pouca, à exceção de Escudero, que por vezes buscava o jogo. Enquanto isso, o Goiás mostrava paciência para se defender e explorar os erros alvinegros.
Em duas falhas de Réver, os esmeraldinos quase marcaram. Aos sete, o capitão perdeu a bola na defesa e Iarley finalizou pela linha de fundo, com perigo. Seis minutos depois, o zagueiro saiu jogando errado, Thiago Mendes cruzou e Ricardo Goulart finalizou por cima. O Goiás sentiu o mal momento alvinegro e criou boas chances, mas esbarrou em boas defesas do goleiro Giovanni.
As equipes pareciam com medo de se lançarem ao ataque, mas o Goiás continuava tendo boas chances. Sem organização na frente, o Atlético pouco assustou o gol de Harlei na segunda etapa. O castigo alvinegro veio aos 40 minutos da etapa final. Felipe Amorim invadiu a área pela direita, limpou a marcação e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Giovanni.
A festa no Independência acabou sendo dos visitantes e, mais uma vez, o sonho alvinegro de conquistar Copa do Brasil foi adiado.
FICHA TÉCNICA
ATÉTICO 2 X 1 GOIÁS
Motivo: Oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data / Horário: 03/05/2012, às 21h50 (de Brasília)
Público / Renda: 18.628 pagantes / R$ 704.405
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Carlos Berkenbrock (SC)

Gols: Neto Berola (6'/1ºT) e Mancini (25'/1ºT), para o Atlético; Felipe Amorim (40'/2ºT), para o Goiás
Cartões amarelos: Richarlyson e Danilinho (CAM); Valmir Lucas, Peter, Egídio e Thiago Mendes (GOI)

ATLÉTICO: Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Lima e Richarlyson (Triguinho); Pierre, Leandro Donizete e Mancini (Serginho); Danilinho, Neto Berola (Escudero) e André – Técnico: Cuca.
GOIÁS: Harlei; Peter (Vitor), Rafael Tolói, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon (Netinho) e Felipe Amorim; Ricardo Goulart e Iarley (Wallyson) – Técnico: Enderson Moreira.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo