Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas após grave acidente na BR-251, em Fruta de Leite

Imagem
Uma ocorrência que inicialmente parecia apenas um grave acidente de trânsito terminou em uma das maiores apreensões de drogas do Norte de Minas Gerais. Mais de duas toneladas de maconha foram encontradas na carreta que se envolveu em uma colisão na BR-251, em Fruta de Leite, próximo a Salinas, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o encerramento da perícia e a retirada da carga, foram contabilizados 2.433 quilos de maconha. A informação foi confirmada oficialmente pelo órgão neste domingo (19). Acidente revelou o carregamento ilegal O acidente ocorreu no km 333 da BR-251 e envolveu duas carretas: uma que transportava frango congelado — e onde a droga estava escondida — e outra carregada com uvas. Segundo a PRF, o impacto frontal foi tão forte que rompeu o compartimento de carga da carreta que levava o entorpecente, espalhando caixas de frango e fardos de maconha por toda a pista. “No primeiro momento, parecia apenas um acidente grave com carga al...

Mata seca do Norte de Minas pode virar área nobre

Na tentativa de preservar o que restou da mata seca no Estado, a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) quer transformar a região Norte de Minas, onde há predominância desse ecossistema no Estado, em área restrita à pesquisa, ao turismo e apoio às comunidades já instaladas.
Com flora e fauna ricas e igualmente incomuns, a mata seca, também chamada tecnicamente de Floresta Estacional Decidual, abriga espécies como ipê, aroeira, pau-ferro e a mais típica de todas, a barriguda, tipo de paineira caracterizada pela “barriga” formada no tronco. Dentre os animais, onças, antas, anfíbios, jacus-estalos e micos-leões-do-peito-amarelo, a maioria ameaçada de extinção.
“Sabemos que há grande pressão econômica para a mata seca, mas buscamos uma política de desestímulo à ocupação das regiões onde ela está presente e só o poder público pode fazer isso. A mata seca em pé é muito mais interessante do que derrubada”, pontua Maria Dalce Ricas, presidente da Amda.
Por se tratar de uma vegetação pouco presente no Brasil, não é possível apontar, com exatidão, a extensão da mata seca no país, mas estima-se que, em Minas Gerais, esteja em apenas 3% do território total.
Em junho de 2010, esse ecossistema esteve no centro de uma polêmica, quando o deputado estadual Gil Pereira (PP) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado um projeto para desvincular a vegetação da lei que protege a mata atlântica. O Ministério Público interveio e arguiu inconstitucionalidade. Quase dois anos depois, porém, a mata seca permanece ameaçada pelas atividades carvoeira e agropecuária.
(Iêva Tatiana)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga