Varzelândia faz história com a tradicional Cavalgada do Garapão em Campo Redondo

Imagem
A Administração “Do Povo para o Povo”, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, escreveu um novo capítulo na história cultural de Varzelândia no último dia 23 de agosto. O distrito de Campo Redondo foi palco de uma das maiores edições da Cavalgada do Garapão, evento que reuniu um grande público em um dia repleto de tradição, música, emoção e celebração popular. Campo Redondo em evidência nacional A Cavalgada deste ano não apenas fortaleceu a identidade cultural da região, como também ganhou destaque nacional. O evento contou com a presença da InterTV e do programa Rota InterTV Rio de Janeiro, que registraram e transmitiram para todo o Brasil a grandiosidade e a força dessa tradição varzelandense. Cultura e emoção no palco Um dos momentos mais marcantes da festa foi a apresentação da Orquestra Norte-Mineira de Viola Caipira, que se apresentou pela primeira vez em Campo Redondo. O espetáculo emocionou o público ao resgatar raízes da música caipira, unindo gerações em torno da cultura e da m...

Mata seca do Norte de Minas pode virar área nobre

Na tentativa de preservar o que restou da mata seca no Estado, a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) quer transformar a região Norte de Minas, onde há predominância desse ecossistema no Estado, em área restrita à pesquisa, ao turismo e apoio às comunidades já instaladas.
Com flora e fauna ricas e igualmente incomuns, a mata seca, também chamada tecnicamente de Floresta Estacional Decidual, abriga espécies como ipê, aroeira, pau-ferro e a mais típica de todas, a barriguda, tipo de paineira caracterizada pela “barriga” formada no tronco. Dentre os animais, onças, antas, anfíbios, jacus-estalos e micos-leões-do-peito-amarelo, a maioria ameaçada de extinção.
“Sabemos que há grande pressão econômica para a mata seca, mas buscamos uma política de desestímulo à ocupação das regiões onde ela está presente e só o poder público pode fazer isso. A mata seca em pé é muito mais interessante do que derrubada”, pontua Maria Dalce Ricas, presidente da Amda.
Por se tratar de uma vegetação pouco presente no Brasil, não é possível apontar, com exatidão, a extensão da mata seca no país, mas estima-se que, em Minas Gerais, esteja em apenas 3% do território total.
Em junho de 2010, esse ecossistema esteve no centro de uma polêmica, quando o deputado estadual Gil Pereira (PP) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado um projeto para desvincular a vegetação da lei que protege a mata atlântica. O Ministério Público interveio e arguiu inconstitucionalidade. Quase dois anos depois, porém, a mata seca permanece ameaçada pelas atividades carvoeira e agropecuária.
(Iêva Tatiana)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira