Varzelândia faz história com o maior mutirão de mamografia já realizado no município sob a liderança do prefeito Amâncio Oliva

Imagem
O Outubro Rosa 2025 ganhou um significado ainda mais especial em Varzelândia. A Administração “Do Povo Para o Povo”, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, promoveu neste sábado uma das maiores ações de saúde e prevenção da história do município: o maior mutirão de mamografia já realizado em Varzelândia, reafirmando o compromisso da gestão com o cuidado, o amor e a valorização da vida das mulheres. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, levou mais de 60 mulheres varzelandenses até a Santa Casa de Montes Claros, em um grande gesto de solidariedade e mobilização pela prevenção ao câncer de mama. O mutirão contou com acompanhamento técnico, transporte seguro e acolhimento integral, garantindo que cada participante recebesse o melhor atendimento possível. Um gesto de amor e compromisso com a vida Sob a coordenação do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo Azevedo, o evento foi marcado por um clima de esperança, união e superação. Mulheres de diversas c...

Técnicos que atuarão pelo Plano Brasil Sem Miséria recebem orientação em Alcântara (MA)

Os técnicos que atuarão com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para comunidades quilombolas no Maranhão, dentro do Plano Brasil Sem Miséria, estão reunidos no município de Alcântara, no Território da Cidadania Baixada Ocidental, para nivelamento e visita às comunidades quilombolas da região. A atividade começou na terça-feira e segue até esta sexta-feira (17).
No Maranhão, serão atendidas 480 famílias quilombolas, moradores das comunidades Marudá, Pepital, Cajueiro, Manival, Paquetiua, Rio Grande e Peru. A ação é fruto da parceria entre o ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Chamada Pública nº 003/2011 – Projeto Quilombola, do Plano Brasil Sem Miséria, que firma o compromisso de levar cidadania a comunidades quilombolas em situação de vulnerabilidade social.
“O MDA tem iniciativas previstas dentro do plano, como projetos de estruturação produtiva e distribuição de sementes de milho, feijão e hortaliças”, afirma o diretor para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira.
Ele explica que as empresas selecionadas prestarão atendimento às famílias quilombolas ao longo de 15 meses. Serão realizados diagnósticos da unidade de produção familiar e da comunidade quilombola atendida. Os dados permitirão a elaboração do Projeto de Estruturação Produtiva e Social Familiar e Coletivo.
Cerqueira reforça ainda que os serviços de Ater funcionam como uma troca de conhecimentos e ajudam no desenvolvimento do país. “A Ater reforça o processo de produção das famílias. Assim como em outras comunidades quilombolas, em Alcântara vamos fomentar o processo de produção das famílias, além de avaliar sua situação de acesso a água, energia e a uma série de políticas públicas que chegarão à região”, explicou.

Chamada Pública
A Chamada Pública nº 003/2011 – Projeto Quilombola, do Plano Brasil Sem Miséria, é uma parceria entre o MDA, o MDS, a Fundação Palmares, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento. Com um investimento de R$ 7,5 milhões, o MDA contratou, pela chamada, cinco entidades para atender a 4,8 mil famílias de 39 comunidades quilombolas nos municípios de Francisco Sá (MG), Pai Pedro (MG), Jaíba (MG), Porteirinha (MG), Catuti (MG), Janaúba (MG), Monte Azul (MG), Conceição da Barra (ES), São Mateus (ES), Santarém (PA), Bom Conselho (PE), Campo Formoso (BA) e Alcântara (MA).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga