Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Comunidades de São João da Ponte sofrem com a falta de água

Uma cena que se tornou comum em algumas comunidades rurais de São João da Ponte. Dois poços artesianos deveriam atender as comunidades de Fazenda Velha, Vera Cruz e outras das redondezas. Segundo os moradores ele está parado porque as contas de energia não teriam sido pagas. Um detalhe no padrão, um fio cortado, mostra que a Cemig esteve aqui e interrompeu o fornecimento.

O único jeito para as pessoas é buscar essa água acumulada pela chuva neste reservatório, nos fundos da casa. Sete famílias moram nas proximidades.

No povoado de Vera Cruz, vivem aproximadamente 200 pessoas. Onde também não tem água na torneira. O motivo seria o mesmo: o não pagamento das contas de energia. E um comércio se cria nesta situação. Gilson Rodrigues faz várias viagens todos os dias. Ele cobra seis reais para levar 120 litros de água até a comunidade.

NA prefeitura a equipe foi recebida pelo secretário de obras, Délcio Fernandes Antunes. Ele informou que os moradores de Fazenda Velha é que devem pagar a conta para ter a água restabelecida.

Na Emater, o extensionista não quis gravar entrevista. Mas informou que São João da Ponte faz parte do projeto "Minas sem Fome e Água" e que foram feitas várias reuniões nas comunidades, mas em Fazenda Velha não. E que o CNPJ da conta de luz ainda não teria sido passado à associação de moradores. Informação confirmada pelo representante da comunidade.

E Francisco nunes fez uma acusação. Segundo ele o secretário de obras do município, Délcio Fernandes Antunes, seria dono de uma propriedade rural na região e que estaria usando a água para irrigar suas plantações.

O assessor de governo reconhece o problema da falta de água, mas informou que a prefeitura vai tomar providências já na próxima semana. E é exatamente isso que as comunidades esperam.

Segundo o secretário Délcio Fernandes Antunes, ele tem um poço artesiano na região com capacidade de 80 mil litros irrigar a plantação. Mas, como morador da região de Fazenda Velha ele também teria direito a usar a água do poço da comunidade, mas que só faz isso em caso de emergência.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG