Polícia Federal faz operação para prender supostos pistoleiros que atuam no Norte de Minas

Com objetivo de prender supostos pistoleiros que atuam nos municípios de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte, no Norte de Minas Gerais, a Polícia Federal deu início na manhã desta quinta-feira (16) a uma operação policial. Intitulada de “Brejo dos Crioulos”, a ação é concentrada na região da Comunidade Quilombola.
Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Montes Claros.
A intenção dos policiais também é apreender armas e munições.
Por duas vezes nos anos de 2007 e 2009, já foram realizadas operações policiais na comunidade. Nessas datas, foram encontradas várias armas e munições nas fazendas.
De acordo com as investigações, os conflitos ocorridos na região envolvem fazendeiros e quilombolas. As divergências tornaram-se mais graves a partir de setembro de 2011, quando o decreto presidencial reconheceu o território quilombola. Com a mudança, foi iniciado o procedimento que levará à desapropriação das fazendas.
Conforme o decreto, compete ao INCRA promover a execução das desapropriações decorrentes do reconhecimento do território. Segundo a PF, toda a situação da região é acompanhada pelo Programa de Proteção de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, além de outras entidades da sociedade civil.
Quem for preso portando armas e/ou munições irão responder pelos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo, além de formação de quadrilha. Se condenados, esses criminosos podem cumprir pena de até sete anos de reclusão.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo