Imagens sacras são roubadas em igreja de Itacambira, no Norte de Minas

Fotos de quatro das cinco imagens inicialmente relatas como desaparecidas

Pelo menos cinco imagens sacras foram roubadas na madrugada desta quarta-feira (15), na igreja Matriz de Santo Antônio, em Itacambira, no Norte de Minas. A informação foi divulgada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).

Segundo o Iepha/MG, a Paróquia e da Prefeitura do município estão contabilizando as peças roubadas e o número pode ser ainda maior. A princípio, foi dada falta das seguintes imagens: São Miguel, Santana Mestra, São Sebastião, Santo Antonio, e de uma quinta imagem, cuja identificação não foi confirmada junto à paróquia, mas que poderia ser de Santa Rita.

Rastreamento é feito, mas ainda não há pistas do suspeitos que teriam arrombado a Igreja e roubaram as peças sacras.

Quem tiver alguma informação das imagens desaparecidas pode entrar em contato pelo telefone (31) 3235-2800 ou pelo "fale conosco" no site do Iepha/MG.

Segundo registros históricos, a Matriz de Santo Antônio, que tem tombamento pelo Iepha/MG, teve sua construção iniciada na primeira metade do século XVIII. Até hoje, não foram localizados dados sobre profissionais ou artistas que teriam trabalhado em suas obras arquitetônicas e ornamentais ao longo do tempo. O interior da igreja causa grande impacto visual, e até certo estranhamento, pelo aspecto despojado, muito diferente da apresentação estética convencional encontrada em templos católicos. Essa singularidade e detalhes geométricos tornam a igreja um exemplar muito especial tanto do ponto de vista da estrutura, dos encaixes e entalhes quanto da composição da decoração de uma forma geral.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe