Imagens sacras são roubadas em igreja de Itacambira, no Norte de Minas
Fotos de quatro das cinco imagens inicialmente relatas como desaparecidas |
Segundo o Iepha/MG, a Paróquia e da Prefeitura do município estão contabilizando as peças roubadas e o número pode ser ainda maior. A princípio, foi dada falta das seguintes imagens: São Miguel, Santana Mestra, São Sebastião, Santo Antonio, e de uma quinta imagem, cuja identificação não foi confirmada junto à paróquia, mas que poderia ser de Santa Rita.
Rastreamento é feito, mas ainda não há pistas do suspeitos que teriam arrombado a Igreja e roubaram as peças sacras.
Quem tiver alguma informação das imagens desaparecidas pode entrar em contato pelo telefone (31) 3235-2800 ou pelo "fale conosco" no site do Iepha/MG.
Segundo registros históricos, a Matriz de Santo Antônio, que tem tombamento pelo Iepha/MG, teve sua construção iniciada na primeira metade do século XVIII. Até hoje, não foram localizados dados sobre profissionais ou artistas que teriam trabalhado em suas obras arquitetônicas e ornamentais ao longo do tempo. O interior da igreja causa grande impacto visual, e até certo estranhamento, pelo aspecto despojado, muito diferente da apresentação estética convencional encontrada em templos católicos. Essa singularidade e detalhes geométricos tornam a igreja um exemplar muito especial tanto do ponto de vista da estrutura, dos encaixes e entalhes quanto da composição da decoração de uma forma geral.
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário