Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Secretaria de Saúde firma parceria para criação de residência médica

Por JERÚSIA ARRUDA


Em reunião realizada nesta segunda-feira (19), o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, formalizou a parceria de implantação da Residência Médica em Urgência e Emergência na Macro Norte. Estavam presentes no encontro o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João Canela, o coordenador médico do Samu Macro Norte, Enius Freire Versiani, representantes do Hospital Universitário Clemente de Faria, dentre outras autoridades.
Segundo Antônio Jorge, “este curso tem como objetivo aprimorar a capacidade dos profissionais envolvidos no atendimento dos pacientes, ampliando, assim, a eficiência dos diagnósticos, os gastos com internações e os procedimentos desnecessários”, explica.
Segundo João Canela, o investimento inicial de R$ 440 mil, repassado pelo Governo de Minas, irá permitir com que a universidade oferte, já para o primeiro semestre de 2012, seis vagas. “A turma irá estagiar no Samu Macro Norte, uma vez que é fundamental para que os profissionais conheçam a gestão hospitalar. Todos sairão ganhando com essa parceria: alunos, Samu e pacientes”, acrescentou. O curso, coordenado pela Unimontes, em parceria com Hospital Aroldo Tourinho e Hospital Santa Casa, é pioneiro no Estado e tem duração de três anos. Para os próximos anos a expectativa é que sejam ofertados até 18 vagas.
O secretário aproveitou também para anunciar o repasse de R$ 3 milhões para a construção de 20 leitos de UTI no Hospital Universitário Clemente Faria.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira