Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Agora é pra todo Brasil - Proibição dos fumódromos em local fechado, discute especialista

Ruan Victor

Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o Brasil, sejam eles públicos ou privados. Anteriormente, a lei brasileira permitia o fumo desde que houvesse fumódromo. Apesar de haver alguns estados que já se regularam por norma desse tipo, agora vale para todo o país.

Na opinião do coordenador do Procon de Montes Claros, Leandro Aguiar, acabar com os chamados fumódromos é sem duvida um dos objetivos da lei. "Não sei se essa conduta isolada ajuda quem fuma, porque não acho que isso vai efetivamente impedir quem é dependente. Para quem não fuma é uma conquista, sem dúvida nenhuma. Mas o dependente procura um lugar aberto, dá uma saidinha e fuma. Pode ser que isso reduza o número de cigarros consumidos no dia, mas acho que deveriam existir políticas dentro das empresas para incentivar o tratamento das pessoas que são dependentes da nicotina. Acabar com os fumódromos é uma alternativa válida. Com a nova lei vai se fechando o circulo em torno dos fumantes. Os não fumantes agradecem e torcem para que a lei realmente seja cumprida” fala.

Ele lembra que um ambiente saudável é o direito de todo consumidor, pois ninguém é obrigado a respirar a fumaça de quem tem apreço pelo cigarro, sendo, segundo ele, muito constrangedor se chegar a um estabelecimento e ter alguém fumando ao seu lado, obrigando-o a inalar algo que traz tanto prejuízo à sua saúde.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira