Incêndio próximo ao aeroporto de Janaúba mobiliza bombeiros e acende alerta em plena estiagem

Imagem
Na tarde desta sexta-feira, 25 de julho, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de pastagem próxima ao aeroporto de Janaúba, no Norte de Minas Gerai s , exigindo uma rápida e coordenada ação do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. O fogo consumiu cerca de três hectares de vegetação e se aproximava perigosamente da pista de pouso e decolagem, oferecendo riscos sérios à segurança das operações aéreas. Resposta rápida evitou consequências graves A guarnição do 7º Pelotão de Bombeiros foi imediatamente acionada e contou com o reforço de duas equipes da Prefeitura de Janaúba, que disponibilizaram caminhões-pipa para o combate às chamas. Foram utilizados abafadores, mangueiras e cerca de 5 mil litros de água para controlar o incêndio. Segundo os bombeiros, foram necessários aproximadamente 40 minutos de combate ininterrupto para debelar completamente o fogo e evitar que ele alcançasse a área operacional do aeroporto. “A rápida propagação das chamas, típica do período de estiagem...

Agora é pra todo Brasil - Proibição dos fumódromos em local fechado, discute especialista

Ruan Victor

Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o Brasil, sejam eles públicos ou privados. Anteriormente, a lei brasileira permitia o fumo desde que houvesse fumódromo. Apesar de haver alguns estados que já se regularam por norma desse tipo, agora vale para todo o país.

Na opinião do coordenador do Procon de Montes Claros, Leandro Aguiar, acabar com os chamados fumódromos é sem duvida um dos objetivos da lei. "Não sei se essa conduta isolada ajuda quem fuma, porque não acho que isso vai efetivamente impedir quem é dependente. Para quem não fuma é uma conquista, sem dúvida nenhuma. Mas o dependente procura um lugar aberto, dá uma saidinha e fuma. Pode ser que isso reduza o número de cigarros consumidos no dia, mas acho que deveriam existir políticas dentro das empresas para incentivar o tratamento das pessoas que são dependentes da nicotina. Acabar com os fumódromos é uma alternativa válida. Com a nova lei vai se fechando o circulo em torno dos fumantes. Os não fumantes agradecem e torcem para que a lei realmente seja cumprida” fala.

Ele lembra que um ambiente saudável é o direito de todo consumidor, pois ninguém é obrigado a respirar a fumaça de quem tem apreço pelo cigarro, sendo, segundo ele, muito constrangedor se chegar a um estabelecimento e ter alguém fumando ao seu lado, obrigando-o a inalar algo que traz tanto prejuízo à sua saúde.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo