Patis é a cidade que tem o maior número de moradores de cor ou raça parda

Patis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 5.323 habitantes. Pati, vilarejo localizado ao Norte de Minas Gerais.

A cidade de Patis, no Norte de Minas Gerais, é a que tem maior número de moradores de cor ou raça parda no Estado. Ao todo, 79,99% da população se declara como parda no município. Os dados são do Censo Demográfico 2022: Identificação étnico-racial da população, por sexo e idade: Resultados do universo, divulgados nesta sexta-feira (22 de dezembro) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

Na sequência no ranking de cidades com maior número de pessoas da cor ou raça parda aparece Serra Azul de Minas (79,38%), Paulistas (78,90%), Caraí (77,96%) e Frei Lagonegro (77,53%).

Em Minas Gerais, a população parda é predominante, representando 46,76% das pessoas no Estado. Conforme o levantamento do IBGE, Minas tem o maior número de municípios (404) onde os que se declararam pardos superam 50% da população residente.

De maneira geral, segundo o IBGE, observa-se a presença de municípios com maiores percentuais de população branca na porção Sul do estado, enquanto, na parte Norte, estão localizados os municípios com maiores proporções de pessoas de cor ou raça preta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos