Em Januária, esgoto não tratado tem matado crianças que convivem com falta de saneamento básico; famílias sofrem com impactos na saúde

Imagem
Informações O Tempo Na comunidade de Alegre, em Januária, no Norte de Minas Gerai s , a luta por saneamento básico atravessa gerações. A aposentada Zilda Soares dos Santos, de 62 anos, divide o mesmo teto com a filha Valdineia, 35, e o neto Eick Ravi, de apenas 3. Todos compartilham a mesma espera por um serviço que ainda não chegou: acesso a água tratada e esgotamento sanitário. Enquanto sonha com dias melhores, Zilda recorda a chegada da energia elétrica à região, no fim do século passado, e lamenta a possibilidade de morrer sem ver a comunidade atendida com saneamento. “Não estamos pedindo muito, apenas o básico. O que a gente não teve de melhor na vida, quer para os filhos e netos”, desabafa. Reflexo na saúde das crianças A ausência desse serviço essencial impacta diretamente na saúde. Dados do Ministério da Saúde, via Sistema de Informações Hospitalares do SUS, mostram que 781 crianças e adolescentes, de 5 a 19 anos, foram internados em Minas Gerais no primeiro semestre de 2025 co...

Polícia de Curvelo apreende quase 400 buchas de maconha enterradas em um terreno e um adolescente é detido


A polícia apreendeu quase 400 buchas de maconha que estavam enterradas em um terreno, e um adolescente, de 15 anos, foi detido suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, em Curvelo, na região Central de Minas.

Segundo a Polícia Militar, durante patrulhamento na noite deste domingo (27), os policiais receberam informações sobre possível tráfico de drogas no Bairro Passaginha.

Ainda conforme a PM, no local da denúncia foi possível verificar a intensa movimentação de usuários de drogas, que se deslocavam até a região para adquirirem os materiais. A polícia informou que por turnos alternados vinha recebendo diversas denúncias anônimas de moradores locais. Os denunciantes relataram que os traficantes utilizam lotes vagos, beiradas de calçadas, entulhos e pastos para esconderem as drogas, o que dificultava a ação policial.

O adolescente foi abordado e durante as buscas em um terreno com mata, local apontado nas denúncias, foram localizadas 368 buchas de maconha, prontas para a venda enterradas dentro de uma sacola. Os materiais foram localizados por cães farejadores.

O suspeito foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Plantão. Mais três pessoas suspeitas de envolvimento com o crime, entre 11 e 19 anos, foram identificadas e a polícia faz buscas a fim de localizá-las.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro