Com surto de Covid-19 em Francisco Sá, SRS solicita sequenciamento genético de amostras à Funed



(Por Michelly Oda, g1 Grande Minas) A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) solicitou que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) faça o sequenciamento genético de amostras de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 no Distrito de São Geraldo, em Francisco Sá.

Segundo a SRS, a análise tem como objetivo saber qual a variante que está circulando na localidade. Nos últimos dias foi registrado um aumento no número de casos de coronavírus no distrito. Além disso, uma pessoa morreu por conta da doença.

Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (14), a SRS explica que orientou a Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Sá a testar as pessoas com sintomas. Dos 65 testes aplicados, 26 deram positivo. Das amostras de exames PCR enviadas à Funed, quatro também acusaram infecção pelo vírus.

Conforme a SRS, o trabalho que está sendo realizado em conjunto com o município tem como objetivo “conter a transmissão comunitária da Covid-19 no Distrito de São Geraldo.” A situação foi debatida durante reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde.

Providências
“Na semana passada equipes de atenção primária à saúde e de vigilância epidemiológica do município estiveram no Distrito e repassaram orientações para comerciantes seguirem as normas sanitárias, evitando aglomerações de pessoas. As atividades escolares estão suspensas pelo período de 14 dias.”

A SRS ainda esclareceu que as autoridades de saúde estão reforçando a necessidade de isolamento das pessoas com sintomas ou suspeitas de Covid. Também está sendo feito o monitoramento dos moradores que tiveram contato com os casos positivos.

“Além disso, a pedido da SRS o município está realizando levantamento da cobertura vacinal da população residente no Distrito de São Geraldo. O objetivo é quantificar o número de pessoas que já tomaram a primeira e segunda dose de uma das vacinas contra a Covid (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer) ou da dose única da Janssen.”

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforça a necessidade da população também continuar adotando as medidas de prevenção ao coronavírus.

“Isso é de fundamental importância, mesmo envolvendo as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid ou a dose de reforço. Estar com o esquema vacinal completo é importante, mas não evita que uma pessoa já imunizada não seja contaminada pelo coronavírus. O principal benefício da vacinação é que a pessoa não evoluirá para os casos mais graves da doença, sobretudo se não possuir comorbidades.”

Vacinação
Dados do vacinômetro do Governo de MG apontam que 14.422 pessoas já concluíram o esquema vacinal com a aplicação das duas doses de imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou a dose única da Janssen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos