Janaúba: Depressivo, Pastor Chiquinho comente suicídio

Pastor Chiquinho e sua esposa Josy.

No final desta terça-feira (14), chegou até o nosso jornalismo que o religioso, Francisco, mais conhecido como Pastor Chiquinho, que há desenvolve um trabalho de recuperação de drogados, simplesmente desapareceu nas imediações da comunidade Jatobá, zona rural de Janaúba. Imediatamente fizemos contato com familiares do Pastor Chiquinho, e recebemos a confirmação do fato que causou preocupação em toda comunidade, já que Francisco é muito querido e conhecido pelos trabalhos prestados na região. Ao nosso jornalismo foi confirmado que o Pastor Chiquinho vinha sofrendo algum tempo de depressão, e que estava em um veículo de uma empresa que presta serviços para a CEMIG (empresa que o pastor trabalhou por anos e inclusive se aposentou nela), e que por volta das 8 horas da manhã teria abandonado o carro e seguido a pé por um destino desconhecido.

Ainda escrevendo esta matéria por volta das 4 da manhã desta quarta-feira (15) chega ao nosso conhecimento que o Pastor Chiquinho cometeu suicídio e o que o seu corpo foi encontrado na comunidade da Taboquinha, zona rual de Janaúba.

O que é depressão?
Atualmente, cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, é o problema mental mais comum. Ele faz com que a pessoa tenha mudanças de humor e no ânimo, tornando difícil fazer as atividades do dia a dia. A depressão pode ser causada por mudanças biológicas, psicológicas ou questões sociais. Muitas pessoas confundem os sinais e sintomas da depressão com a ansiedade. Veja qual é a diferença entre os dois problemas.

Diferença entre depressão e ansiedade
A diferença entre depressão e ansiedade está nos sintomas de cada um dos problemas. Pessoas com ansiedade, geralmente, têm sintomas físicos, como coração acelerado, tremedeira e dificuldades para respirar, mas também sensação constante de estar em perigo. Enquanto que as pessoas com depressão têm, principalmente, alterações no humor e no comportamento.

Fatores de Risco

Fatores não controláveis

Mudanças químicas no cérebro;

Mudanças hormonais;

Histórico familiar;

Outras doenças, como a fibromialgia;

Fatores controláveis

Estresse;

Alcoolismo;

Uso de drogas;

Uso de medicamentos.

Prevenção
Controlar os fatores de risco modificáveis é uma forma de prevenção e auxilia na melhorara da qualidade de vida, por exemplo:

Converse com alguém - os problemas podem parecer muito maiores quando se está com depressão. É importante conversar com alguém, seja com familiares, amigos ou um psicólogo, pois isso ajuda a ter uma perspectiva diferente e enxergar outras possibilidades.

Controle o estresse - diversas situações do dia a dia podem ser muito estressantes. É preciso sempre dedicar um tempo para descansar, praticar seus hobbies e atividades que relaxem.

Procure um médico - a sensação de tristeza persistente não é algo normal. Procure um médico e fale sobre o problema, ele pode identificar o que está causando e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Preste atenção em seus tratamentos - alguns medicamentos podem causar a depressão como efeito colateral. Tente perceber se os sintomas da depressão apareceram após começar o tratamento com algum medicamento específico. Caso este seja o problema, converse com o médico sobre as opções.

Sinais e Sintomas
A intensidade de sinais e sintomas da depressão ajudam a definir se a doença é leve, moderada ou grave. Entre os mais frequentes estão:

Tristeza que não passa;

Falta de interesse em atividades;

Falta de apetite;

Irritabilidade;

Dificuldades para dormir;

Sensação de culpa;

Falta de concentração.

Tipos de depressão

Os diferentes tipos de depressão podem ser identificados pela frequência, intensidade ou em que momentos os sintomas aparecem. Entre os tipos estão:

Transtorno depressivo maior - perda de interesse pela vida, tristeza extrema, apatia, distúrbios do sono e pensamento pessimista;

Transtorno bipolar - alternância de períodos de muita depressão e de muito ânimo;

Depressão sazonal - alterações do sono, disposição e humor com as mudanças das estações do ano ou da luminosidade do dia;

Distimia - forma crônica e menos grave de depressão, com sintomas que podem durar anos;

Depressão pós-parto - tristeza, ansiedade e exaustão extremas podem dificultar ou até mesmo impedir que a mulher cuide de si e da criança;

Transtorno disfórico pré-menstrual - mudanças de humor, cólicas menstruais ou cansaço extremo que dificultam fazer as atividades diárias.

Diagnóstico
O médico pode solicitar que você faça alguns exames clínicos para chegar ao diagnóstico da depressão, que são os seguintes:

Exame físico;

Exames laboratoriais, como o de sangue;

Avaliação psiquiátrica.

Tratamento

Medicamentos - atualmente existem diversos tipos de medicamentos para a depressão. Cada um deles é indicado para um caso específico e por isto é muito importante que o médico seja a pessoa que indique o tratamento adequado para você. Não tome medicamentos por indicação de amigos ou parentes, cada caso é diferente.

Terapias psicológicas - consultar um psicólogo e fazer terapia também é uma forma de tratamento da depressão. A terapia, além de ajudar a identificar o que causa o problema, ensina maneiras de como lidar com os sintomas da depressão no dia a dia.

O ideal é que o tratamento da depressão associe medicamentos com terapia e, ainda, a prática regular de exercícios físicos, o que também ajuda a combater os sintomas da doença.

Comentários

  1. Não se usa o termo drogado. Esta expressão preconceituosa e estigmatizados só intensifica a exclusão social. A dependência química é um TRANSTORNO por uso de substâncias psicoativas. Ou seja, (...) trabalha-se com DEPENDENTES QUÍMICOS. E por fim, ficou uma dúvida: está matéria sensacionalista seria pra falar do pastor Chiquinho ou do control C e V de transtornos de humor? Não importa né? Como psicólogo e dependente químico abstêmio há 10 anos repúdio tal matéria. Desejo que algum JORNALISTA com responsabilidade dê a Chiquinho a dignidade de uma homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou merda. Drogado é drogado mesmo. Não adianta dourar a pílula e colocar nomes bonitinhos. Todos sabem dos prejuízos das drogas e ainda tem idiotas que defendem a liberação.

      Excluir
  2. Deveria ter um pouco de respeito com a família. Conteúdo ridículo. Carniceiro

    ResponderExcluir
  3. Que Deus na sua infinita misericórdia o perdoe e receba o de braços abertos
    Descanse em paz irmão

    ResponderExcluir
  4. Meus sentimentos!!!Deus conforte os corações de todos os familiares e amigos😢😢

    ResponderExcluir
  5. Tenho um livro que ajuda na cura da depressão muita gente tem recebido cura , envio gratuitamente por PDF,quem interessar. 35991143672 cura garantida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito. Meu emai kkau2012@live.com

      Excluir
    2. Por gentileza, poderia me enviar este conteúdo.... Faço apoio a pessoas com estes transtornos em minha comunidade eclesiástica.... Meu e-mail samuelolan@gmail.com

      Excluir
  6. Realmente a depressão e uma doença grave e difícil de lidar.deus conforte os familiares do pastor

    ResponderExcluir
  7. Complicado meu Deus misericórdia senhor

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante da matéria! Falou sobre o pastor e de forma clara e objetiva, falou sobre o q é e como tratar a depressão. Parabéns! Um erro ou outro é normal! E vc não ofendeu ninguém não viu!

    ResponderExcluir
  9. Que Deus conforte a família nesse momento difícil. O Chiquinho foi um grande ser Humano. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Que Deus na sua infinita graça e misericórdia console a família enlutada .

    ResponderExcluir
  11. Que Deus possa está recebendo o irmão cm os braços abertos.É que Deus venha conforta o coração de toda sua família, neste momento de dor.

    ResponderExcluir
  12. Francisco ( Chiquinho) ser humano.Vivendo a condição humana; as dores e conflitos existenciais da raça humana.Franscisco,Aposentado;com dignidade e era antes de cometer suicídio ( tirar a própria vida) pastor atuando em comunidade terapêutica.Contudo, não suportou as dores advindas das áreas: biológicas,sociológicas,psicologicas e até mesmo sua espiritualidade comprometida.Digo
    espiritualidade,na ênfase de preparo da mente,corpo e espírito para lidar com áreas afins.Sabe- se de várias síndromes psicologicas nas áreas do aparelho psíquico e o desconhecido mundo do insconciente e seus mecanismos e muitos são os profissionais estão adoecidos , que acolhem pessoas com seus transtornos mentais.Nessas casas chamadas de comunidades terapêuticas,sabe-se que muitos voluntários não tem preparo específico para lidar com os vícios dos drogatidos e ve- se pessoas tidas como boas cometendo o suicídio ( a dor está maior que a vida,por isso o suicídio). Finalmente, que o Poder Público,fiscalize tais locais com maior zelo e abnegação.Condolencias a família do Francisco ( estimado Chiquinho). Psicólogo Antônio Carlos Aguiar ( Reverendo e Psicólogo ) Igreja Presbiteriana do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos