Hospital Regional de Janaúba participa de projeto para redução das infecções em UTIs

Hospital Regional de Janaúba participa de projeto para redução das infecções em UTIs

O Hospital Regional de Janaúba é uma das 204 instituições selecionadas pelo Ministério da Saúde para implementar o Projeto Saúde em Nossas Mãos. A iniciativa visa reduzir em pelo menos 30% as infecções hospitalares relacionadas à assistência em saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais que prestam serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de reduzir gastos e salvar vidas, o Projeto visa fortalecer a segurança do paciente.

Em Minas Gerais participarão do Projeto 17 hospitais sediados em Belo Horizonte, Curvelo, Itabira, Itajubá, João Monlevade, Muriaé, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Timóteo, Três Pontas, Uberaba e Varginha. No primeiro semestre deste ano o Hospital Regional de Janaúba colocou em funcionamento 15 leitos de terapia intensiva, ampliando sua atuação como referência na microrregião da Serra Geral de Minas.


Segundo o Ministério da Saúde, durante dois anos as instituições selecionadas vão se organizar em rede; trabalhar de forma integrada; ouvir; inovar e trocar experiências com seus pares. Elas receberão suporte técnico, educativo e metodológico para aprimorar suas práticas de segurança por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).


O Projeto considera a realidade e a necessidade de cada unidade hospitalar, por meio de planos de ação pré-estabelecidos. Para isso, a participação dos profissionais é um elemento essencial. Serão compostas equipes multidisciplinares nas diferentes áreas de interesse em torno das UTIs, bem como a identificação de líderes de projeto em cada hospital.


O processo de seleção dos hospitais ocorreu entre junho e julho deste ano e contou com 391 participantes. Os interessados passaram por avaliação documental, análise de critérios, além de entrevistas e ranqueamento.

As instituições selecionadas também possuem Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Com isso, elas têm a função de apoiar as áreas na redução dos riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde, como as da corrente sanguínea, do trato urinário e pneumonia relacionada à ventilação mecânica, por exemplo.


Segundo o Ministério da Saúde cada grupo de 34 hospitais será acompanhado por profissionais dos hospitais de excelência do Proadi-SUS: Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês. O Ministério da Saúde será responsável pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como o suporte contínuo e visitas. (GA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos