Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/a/UhOPQLS3GwIsmMC1YxGA/4-copia-5-.jpg)
(Por Leila Santos) O primeiro caso da variante Delta em Mirabela foi confirmado, na manhã deste sábado, 21, pela Secretaria de Saúde do município.
De acordo com as primeiras informações, a paciente realizou o exame RT-PCR e dele foi encaminhada amostra que foi analisada aleatoriamente pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que identificou a cepa.
Segundo o coordenador da Vigilância, Vandilson Mendes, o resultado da análise epidemiológica constatou que a paciente de 75 anos não teve histórico de viagem nos últimos dias. A contaminação dela foi registrada em 12 de agosto deste ano e a mulher já recebeu as duas doses da vacina contra a doença.
“Diante deste resultado fizemos uma investigação epidemiológica do caso, objetivando medidas de avaliação de contatos e estamos monitorando toda a família da contaminada”, contou Vandilson.
A Secretária de Saúde, Luciene Matos, ressaltou que a maneira de se prevenir contra a variante é a mesma das outras cepas, usando máscara de proteção, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações.
“Não é momento de relaxar, devemos ficar em alerta, pois essa cepa é extremamente contaminável. A nossa recomendação é de que em qualquer sintoma gripal as pessoas procurem a unidade básica de saúde”, diz Luciene.
Ainda de acordo com a Secretária, as pessoas que tomaram a primeira dose deve procurar uma Unidade de Saúde para completar o esquema vacinal, e assim permanecerem imunizadas.
Comentários
Postar um comentário