Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Deputado Zé Reis recebe governador Zema e apresenta pauta de reivindicações


O governador Romeu Zema esteve na manhã desta quinta-feira, dia 21, nas cidades de Januária e Bonito de Minas, onde pode visitar a Escola Estadual Prof. Henrique de Matos e em seguida se reuniu com prefeitos e lideranças na residência do deputado estadual Zé Reis, do PSD. 

Oportunidade em que foram apresentadas, através do deputado Zé Reis, prefeitos e lideranças presentes, algumas demandas prioritárias para a região.

Dentre os pedidos, estão o apoio ao projeto de construção da BR 479, que interligará o Norte de Minas ao Centro-Oeste brasileiro; assim como recebeu pedido para que o Estado libere ainda esse mês pelo menos uma parcela atrasada do pagamento do transporte escolar, referente ao mandato passado, viabilizando o início do ano letivo na rede estadual no início de março.

No encontro, o governador citou a crise financeira, e explicou que está procurando colocar a casa em ordem, para não atrasar o repasse aos municípios. Citou que a retenção dos recursos constitucionais é um ato muito grave e por isso, não quer cometer o mesmo problema de quem o antecedeu. O governador ouviu ainda manifestações dos prefeitos de que não conseguem colocar o transporte escolar em 
funcionamento, pois são serviços contratados em licitação e as empresas estão sem condições de comprar o combustível, uma vez que o Estado está com cinco parcelas referentes a 2018 em atraso.

Em usa reivindicações, prefeitos confirmara que receberam os recursos do FUNDEB desse ano, porém, por entendimento do Tribunal de Contas do Estado, não podem usar o dinheiro recebido esse ano para pagar a dívida do ano de 2018. Outra importante pauta foi o apoio na elaboração do projeto da BR 479, que por intermédio do deputado Zé Reis, foi repassado à Prefeitura de Januária R$ 5 milhões para elaboração deste projeto, mas o ex-governador Fernando Pimentel não aceitou usar esse dinheiro e nem fez o projeto. Se a verba não for aplicada até julho desse ano, terá que ser devolvida aos cofres da União.

Em sua fala, Zema ficou impressionado com a importância logística dessa rodovia, que poderia ser utilizada para escoar a produção do Projeto Jaíba para Brasília e o Centro-Oeste brasileiro e garantiu que o Estado usará a verba disponível para fazer a licitação do projeto da rodovia. O deputado Zé Reis solicitou ainda a manutenção da Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), que está sendo extinta no projeto da reforma administrativa apresentada pelo governador à Assembleia Legislativa. O governador prometeu analisar o assunto, pois reconhece a situação especial do Norte de Minas.

O deputado Zé Reis destaca a importância do diálogo na busca de resolução das demandas regionais e lembra que há mais de oito anos o município não recebia a visita de um governador. "É uma satisfação poder representar a minha região na assembleia legislativa, e mais ainda poder receber o governador em minha cidade. Essa visita do governador em nossa região, junto com a reunião realizada com prefeitos demonstra a possibilidade de um diálogo mais direto com o governo e isso nos alegra muito, pois demonstra que podemos fazer um mandato mais participativo e efetivo." completou Zé Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG