Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Audiência pública debate nova perspectivas para Janaúba


(Por Girleno Alencar) A Câmara Municipal de Janaúba realiza amanhã, dia 25, o seminário que discutirá as novas perspectivas econômicas para o município, diante do risco de contingenciamento das águas por causa da escassez. O evento é uma iniciativa do presidente Adauri Cordeiro, que está impressionado com os dados da Agencia Nacional de Águas, de que a Barragem do Bico da Pedra está com apenas 16% da sua capacidade, na situação mais crítica desde quando a barragem foi inaugurada. Além disso, em reunião realizada na Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) foi comunicado de que, a partir de junho, o fornecimento de água deverá reduzir para 50% da demanda atual, comprometendo ainda mais a produção irrigada.

O coordenador do Seminário explica que está trazendo seis especialistas em novas opções econômicas, como a produção de energia, a partir do potencial solar; as novas pesquisas da Epamig para o fomento da atividade agrícola; as novas perspectivas ambientais e o reservatório da barragem do Bico da Pedra e por fim, as opções que o Sebrae oferece para Janaúba. Adauri Cordeiro explica que Janaúba não pode ficar refém da água, como nos últimos anos, onde ocorreu risco de redução do fornecimento de água e, com isso, os irrigantes tiveram que reduzir a produção, balanceando a economia municipal e provocando desespero. O seminário será a partir das 19 horas de amanhã e Adauri Cordeiro afirma que é a contribuição do Poder Legislativo.

SUSPEITAS – A reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite de segunda-feira, foi marcada pela polêmica levantada pelo vereador Ramon Alexandre, que pediu esclarecimentos sobre a grande quantidade de compras realizada pela Prefeitura de Janaúba. Ele citou como exemplo a compra de 3.000 chibancas, peça usada por operários na construção, quando não existem tantas pessoas para exercer a função. Também teve a compra de muitos padrões de luz e vários outros equipamentos. O vereador pediu que a Câmara Municipal pedisse esclarecimentos ao prefeito Carlos Isaildon Mendes sobre essas licitações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG