Prefeitura de Montezuma tenta comprar 18 litros de bebida alcóolica por habitante e é barrada pelo TCE-MG

Imagem
O Balneário de Montezuma é uma espécie de clube de diversão, com piscinas aquecidas e toboáguas. Foto: Prefeitura de Montezuma Dezoito litros por habitante. Essa foi a quantidade de bebidas alcóolicas que a prefeitura de Montezuma, no Norte do estado, tentou licitar em um processo de compra pública, suspenso pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) nesta quinta-feira (17). O valor total da contratação, que também previa a aquisição de outros tipos de bebidas, era de R$ 8,1 milhões O montante é superior à receita anual prevista pela Empresa Municipal de Turismo de Montezuma (Emutum), responsável pelo edital, que estimava 79 itens líquidos, sendo 43 deles com álcool. O objetivo da compra, conforme descrito no documento, era a “manutenção de atividades comerciais e turísticas do Balneário do Município de Montezuma”. O balneário funciona como um clube de diversão e lazer, com piscinas de águas quentes e toboáguas. Somente em itens alcoólicos, o certame descrevia o gasto de R$ 4,3 m...

Programa de melhoria da qualidade da fruta no Projeto Jaíba caminha para segunda etapa de execuçã

Estão previstas melhorias na qualidade da manga e do mamão
Está marcado para o mês de abril a entrada para a segunda etapa no Programa de Melhoria da Qualidade da Fruta e sua Comercialização no Jaíba, onde estão previstas melhorias na qualidade da manga e do mamão. Nesta etapa, entre outras ações, ocorrerá a implantação de uma estrutura do “Packing House” e os agricultores serão motivados para o Cooperativismo. A parceria entre o governo mineiro e a Japan International Cooperation Agency (JICA) está empenhada em consolidar uma estrutura forte para dar continuidade ao Programa à partir de 2015. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater-MG, é parceira neste Programa.
O Programa de Melhoria da Qualidade da Fruta e Comercialização no Projeto Jaíba visa ações intensivas principalmente na cadeia de cinco frutas: limão, manga, mamão, banana e pinhas. De acordo com o coordenador técnico estadual da UPEC – Unidade de Planejamento Estratégico da Emater-MG, Cláudio Bortolini, destas cinco frutas, a cadeia da banana já conta com várias ações neste sentido, sendo trabalhadas pela Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), SEBRAE , SENAR e outros parceiros. Para o caso do limão, parte deste está passando por sistema de embalamento diferenciado pela Central JAI – Central de Associações de Produtores do Projeto Jaíba. Mas, a manga e o mamão precisam ter tratamento melhor no pós-colheita, podendo ter melhoria na embalagem e ser refrigerados.
Para melhorar a qualidade da manga e do mamão, está prevista a implantação de uma estrutura de “Packing House”, que segundo explica o coordenador Bortolini,  é uma estrutura intermediária, de preparação dos frutos para o mercado, com lavagem, seleção, embalagem e refrigeração. Ele informa que o transporte das frutas também será feito em caminhões refrigerados e, que a Emater-MG está trabalhando com os agricultores cadastrados, prestando ATER, incentivando-os a usar a assessoria oferecida pela JICA e, informando sobre os benefícios do monitoramento da produção e o preço do produto.
Bortolini diz, que grande parte do mamão produzido no Projeto é transportado a granel ou em caixas de madeira, sem refrigeração, o que prejudica a qualidade da fruta. Se o agricultor passar a selecionar a fruta por tamanho, por cor, embalar em caixas de papelão e manter em sistema refrigerado, os frutos poderão chegar ao mercado com valores superiores a 50 % do preço recebido hoje.

Melhoria da qualidade das frutas para comercialização

Neste Programa, a melhoria da qualidade das frutas é feita por meio de ações de assistência técnica na produção e no pós-colheita. Ela começa nos campos de produção, com uma boa Assistência Técnica em Extensão Rural-ATER, onde também se trabalha a realização de uma colheita diferenciada, com seleção dos frutos pela sua uniformidade, cor e sabor, dentre outros atributos de qualidade. Agregando a isso tudo, uma boa embalagem e uso do sistema de refrigeração, inclusive no transporte da fruta, fará com que ela chegue mais apresentável ao mercado. Este trabalho de acompanhamento da fruta dos campos ao mercado está sendo desenvolvido por extensionistas e coordenadores técnicos da Emater-MG e, por consultores contratados pela JICA.
- Com essa assistência será possível informar aos produtores os quesitos que devem ser melhorados para que o produto possa competir no mercado e alçar os melhores preços, resultando em uma maior lucratividade, explica o coordenador.
Segundo ele, atualmente, os produtores cadastrados já recebem semanalmente um Serviço de Mensagens Curtas (SMS) sobre o preço das frutas, além de um estudo detalhado da qualidade destas frutas, expressos em um gráfico de atributos de qualidade denominado qualigrama.
Bortoline acrescenta que a JICA mantém, ainda, dois profissionais nos principais mercados de Minas Gerais e de São Paulo, CEASA Minas e CEAGESP, respectivamente. “Se os produtores tiverem interesse no monitoramento de suas cargas de frutas enviadas a estes mercados, os profissionais realizam estudos e fazem comparativos das frutas enviadas pelo produtor em relação às frutas de outros produtores, comercializadas naquela mesma data”, explica. Com este procedimento, o produtor pode comparar os atributos de suas frutas em relação as frutas de maior e a de menor preço , e então tomar providências para que as suas frutas possam ter os mesmos atributos das frutas de maior preço.
O coordenador informa que as frutas do Jaíba têm alta representatividade no projeto e necessitam de aprimoramento na cadeia produtiva para melhorar a renda dos agricultores. E, este é o grande desafio da parceria formada entre o governo de Minas Gerais e a Japan Internacional Cooperation Agency (JICA). No Brasil, as ações de campo e nos mercados cadastraram até o momento mais de 140 produtores no Programa que prevê a livre adesão para os agricultores interessados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo