Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Operação contra o tráfico de drogas termina com nove detidos em Bocaiúva

Depois de quase um ano de investigação, a Polícia Civil de Bocaiúva, Região Norte de Minas, prendeu, nesta segunda-feira, oito pessoas e apreendeu um menor, integrantes de uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas na região. O bando começou a ser investigado em abril do ano passado, depois do assassinato de um homem identificado como Ronaldo José da Silva, morto por causa da disputa pelo tráfico de entorpecentes.
A quadrilha seria liderada por Edson José de Oliveira, de 28 anos, um dos presos na operação. Na casa dele, foram apreendidas duas motos, R$ 509 em dinheiro, um telefone celular, um revolver calibre 38 com numeração raspada e uma quantidade de crack. Além de Edson, foram presos Cléber Neres Araújo, de 26, Leandro Rodrigues de Souza, o Nandinho, de 21, Geraldo Gomes da Silva, o “Gê Carroceiro”, de 40, Diego Oliveira Aguiar Santos, de 20, Cristian Ricardo Silva de Araújo, de 23; e Rômulo Lopes Arcanjo. Também foi detida uma mulher, Eveli Costa Fonseca, que seria responsável pela contabilidade do grupo.
Conforme o delegado Leonardo Diniz, durante as investigações, por intermédio de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e da quebra de sigilo bancário, a policia descobriu toda movimentação da quadrilha, que vendia drogas em Bocaiúva e no município vizinho de Francisco Dumont. “As investigação revelam que o chefe da quadrilha era o Edson, que repassava a droga para o Rômulo. Este o Nandinho, o Ge Carroceiro e o Cristian. Estes três últimos abasteciam as bocas de fumo do bairro Cachoeirinha – em Bocaiúva – e de Francisco Dumont”, explica o delegado. 
Os detidos durante a operação tiveram mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça, depois de terem sido denunciados pelos crimes do tráfico de drogas qualificado, formação de quadrilhas e homicídio. Eles vão continuar presos em Bocaiúva, aguardando julgamento.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira