Maior irrigação faz produção de mamão em Minas crescer 50%

As propriedades com irrigação são capazes de produzir mais de 100 toneladas por hectare
A produção de mamão nas lavouras mineiras neste ano deverá superar a do ano passado, quando Minas Gerais aproximou-se das 45 mil toneladas, índice 50% superior ao de 2010. Os índices crescentes são atribuídos aos investimentos em irrigação nas principais áreas de cultivo.
Na avaliação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a adesão à tecnologia, inclusive na agricultura familiar, vem contribuindo para o aumento da produtividade da fruta no Estado. 
Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Seapa, indicam que, em Pirapora, no Norte de Minas, as propriedades que dispõem de sistemas modernos de irrigação são capazes de produzir mais de 100 toneladas de mamão por hectare, anualmente. Os agricultores familiares têm alcançado 60 toneladas por hectare. Os valores são maiores do que o rendimento médio mineiro, de 33 quilos por hectare, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Liderança
A região Norte de Minas é líder em produção de mamão no Estado, com, aproximadamente 34 mil toneladas registradas em 2011. De acordo com levantamento da Emater, Pirapora possui 22 hectares plantados da variedade formosa (pouco maior do que as demais e comumente utilizada para fabricação de doces).
 No município, a fruta é destinada, exclusivamente, ao consumo de mesa. Atualmente, o mamão de Pirapora é comercializado nos entrepostos das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas) de Uberlândia, Patos de Minas e Contagem.

Crescimento
 Entre janeiro e setembro deste ano, 263,5 toneladas de mamão cultivados em Pirapora foram comercializadas na Ceasa Uberlândia, volume 60% superior ao registrado no mesmo período de 2011.
Segundo a Seapa, o momento é de expectativas positivas para os produtores mineiros. Na empresa Brasnica, em Janaúba, também no Norte de Minas, a estimativa é a de que a colheita de mamões papaia e formosa deste ano chegue a 200 toneladas. Desse total, 7% da produção serão destinados a indústrias de doces instaladas no Rio de Janeiro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe