Janaúba sob choque: idoso é brutalmente assassinado a pauladas na zona rural

Imagem
A tranquilidade do município de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi violentamente rompida nesta sexta-feira, 9 de janeiro, por um crime que causou comoção e revolta. Policiais civis e militares foram acionados para apurar a morte de um idoso encontrado sem vida próximo à própria residência, em plena zona rural do município. O crime aconteceu na comunidade de Tracbel, onde moradores relataram momentos de tensão e medo após a descoberta do corpo. A vítima foi identificada como Amélio Ferreira da Silva, de 70 anos, aposentado, conhecido na região por levar uma vida simples e tranquila. Cena chocante e sinais de extrema violência De acordo com informações preliminares, o corpo apresentava marcas evidentes de agressão, principalmente na região da cabeça. Os indícios apontam que o idoso teria sido assassinado a golpes de pau, em um ataque brutal que chocou até mesmo policiais experientes que atenderam a ocorrência. A violência empregada no crime levanta fortes suspeitas de homicídio dolos...

Do norte de Minas Gerais ao interior de Portugal

Usando máscaras, artistas se aproximam de moradores locais
Criado especificamente para o bairro da Lagoinha, região habitada pelo grupo Teatro Público no segundo semestre de 2011, o espetáculo "Naquele Bairro Encantado" chega a sua segunda edição belo-horizontina com perspectivas e experiências que em muito superam suas primeiras expectativas. "Inicialmente, pensávamos que o projeto não poderia sair da Lagoinha, com seu casario antigo e sua longa tradição, mas aos poucos percebemos que seria possível estabelecer relações com outros lugares, assumindo outros formatos e contextos", conta o diretor Rogério Lopes, que já levou o espetáculo a situações tão diferentes quando o norte de Minas e o interior de Portugal.
"Nesses casos, substituímos o conceito de ‘Estranhos Vizinhos’ por ‘Estranhos Visitantes’. Nós já chegamos às cidades mascarados, em busca de um lugar onde poderíamos nos hospedar, e aproveitamos o passeio para divulgar a serenata, que seria o motivo da inusitada visita", explica Lopes, que encontrou boa receptividade em ambos os contextos visitados.
"O que percebemos, a partir dessas experiências, é que o ser humano tem uma disponibilidade e um potencial muito grande para brincar e imaginar, e que não precisamos de máquinas para que isso aconteça. Mesmo vivendo em um contexto no qual o lazer e a convivência são atravessados por atividades como a televisão e a internet, é importante lembrar que há possibilidades muito mais simples e tão potentes quanto elas", reflete Lopes, cuja pesquisa de doutorado reflete justamente sobre a centenária estrutura das Folias de Reis.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira