Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

GORUTUBA GANHA REFORMA GERAL

Dimas Rodrigues, superintendente
da 
Codevasf 
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, assinou na última semana, com uma empresa de planejamento e engenharia agrícola, de Belo Horizonte, um contrato de serviço no montante de R$ 1.022.063,08 para elaboração do projeto básico que irá permitir uma completa reforma estrutural do Perímetro de Irrigação Gorutuba, com a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para tubulação. Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Companhia em Minas Gerais, até o final deste ano, com o projeto executivo concluído, essa obra deverá ser licitada, pois os recursos, de aproximadamente R$ 57 milhões, já estão garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – 2.
De acordo com técnicos da Codevasf, serão realizadas substituição de parte do canal principal e toda a rede de canais secundários, terciários, quartenários e quinternários, por tubulação pressurizada gravitacionalmente, aproveitando a carga hidráulica disponível desse Perímetro Irrigado. Além dessas substituições, também será implantado um sistema automatizado de controle, monitoramento de água nas estruturas do canal/adutora e um sistema de medição parcelar de consumo de água. Ao todo serão implantados mais de 126 quilômetros de adutora de 200 à 1.300 mm.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira