Vídeo: em Janaúba, fumaça na agência da Caixa mobiliza curiosos e revela ação preventiva

Imagem
Na tarde deste domingo, 10 de agosto, a movimentação na região central de Janaúba foi interrompida pela presença de uma densa fumaça saindo de uma agência da Caixa Econômica Federal. A cena chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local e gerou curiosidade e preocupação entre os moradores. De acordo com informações apuradas, não se tratava de incêndio ou situação de emergência, mas sim do acionamento do sistema de segurança interno do banco. Esse mecanismo é projetado para liberar uma névoa espessa em casos de disparo de alarme, com o objetivo de dificultar a visibilidade e, assim, inibir tentativas de roubo ou arrombamento. O sistema é preventivo e temporário, sendo acionado de forma automática para proteger o patrimônio da agência. Apesar do aspecto impressionante e do susto inicial, a fumaça não é tóxica, não oferece risco à saúde e não provoca combustão. Moradores relataram que, em poucos minutos, a situação foi controlada, sem necessidade de intervenção do Corp...

Identidade dá solidez ao Hospital Regional de Janaúba

Dotar o hospital Regional de Janaúba de identidade própria fez bem ao sistema hospitalar da cidade e região, já que o Regional é referência para mais de 14 cidades.
O hospital regional de Janaúba que funcionou em caráter precário, através de razão social do Sagrado Coração de Jesus, que tem como mantenedor a Fundajan (Fundação de Assistência Social de Janaúba) por quase sete anos, foi dotado de identidade no início de outubro deste ano/2011.
Antes de ser realizada a cisão a administração Janaúba Bem Melhor para Todos, implantou no Regional: sistema de lavanderia, refeitório, sistema de esterilização além ter estruturado a contabilidade própria que permitiu a execução da cisão dos dois hospitais.
Pouco mais de dois meses após a dolorida operação de separação das "duas" instituições, o regional já trabalha com a estimativa de elevar de 28 para 68 o número de leitos do hospital, além de ter encontrado o caminho certo de viabilização da UTI para atendimento adulto, que agora será inaugurada decisivamente em fevereiro.
Na segunda-feira 26, reuniram-se, os presidentes dos conselhos deliberativo e fiscal, Isaildon Carlos Mendes e Charles André Silveira Dias, da Fundajan e a diretoria da Fundação Hospitalar de Janaúba, que recentemente assumiu a gestão do hospital regional, e o prefeito José Benedito Nunes Neto, além de representantes do funcionalismo. A reunião foi palco para se tratar da rescisão do contrato de trabalho de 66 servidores que prestavam serviços para o Regional e estavam sob o lastro empregatício da Fundajan, um velho problema que atormentava diretoria e funcionalismo, porém solucionado na segunda-feira. A prefeitura assumiu as despesas trabalhistas e fiscais pertinentes a esse quadro.
Já no ato da reunião o prefeito anunciou a destinação de 162 mil reais para acerto com os colaboradores, se comprometeu ainda em pagar a quantia de 28 mil reais por mês, durante oito meses, período em que a conta será amortizada.
O melhor de tudo é que os servidores da Fundajan estão sendo admitidos pela Fundação Hospitalar de Janaúba, quadro que beneficia a todos: o servidor que continuará empregado, a instituição e a população que continuarão contando com a experiência de profissionais de larga experiência.
O prefeito ressaltou que tem dispensado atenção especial à saúde, sendo investido mensalmente mais de 26%, da receita do município, quando o aconselhado por regulamento é de 15%. Tudo para melhorar as condições de atendimento hospitalar à população, o prefeito lembrou que todos os setores da saúde em Janaúba estão batendo meta, "na dengue, por exemplo, somos o município de menor incidência da doença no Estado, fomos premiados pelos órgãos de pesquisas dos governos pelos desempenhos no Viva Vida e pelos atendimentos na atenção primária", defendeu o prefeito.
Os recursos repassados para quitação das despesas com a rescisão são oriundos de devolução realizada pela Câmara de vereadores, que teve um excedente de R$162.000, 00 e que foi repassado integralmente para organização da situação trabalhista do sistema hospitalar de Janaúba.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira