Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Córrego transborda e alaga rodoviária e casas em Brasília de Minas

Moradores de Brasília de Minas, no Norte do estado, foram atingidos por enchentes, após fortes chuvas serem registradas na cidade. Segundo a Polícia Militar, que atendeu as ocorrências, o córrego Paracatu, que passa pelo município, transbordou e deixou a rodoviária e várias casas completamente alagadas.

De acordo com a polícia, algumas famílias ficaram desabrigadas. Não houve registro de feridos. Os alagamentos ocorreram na segunda-feira (9).

Nesta quarta (11), a polícia informou que o volume de água no córrego diminuiu, mas as ruas continuam cobertas de lama. Limpezas devem ser feitas nos próximos dias.

Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta quarta-feira (11), subiu para 127 o número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas Gerais devido ao período chuvoso.  Ao todo, 182 municípios mineiros já foram afetados. 25.514 pessoas ficaram desalojadas, 2.495 desabrigadas, 119 feridas, três desapareceram e quinze morreram.
Em relação aos danos materiais, a Defesa informou que 9.834 casas foram danificadas, 394 destruídas, 264 pontes danificadas e 175 destruídas. O órgão soma 2.831.087 de pessoas afetadas em todo o Estado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira