Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Chuva deve diminuir em Minas nos próximos dois ou três dias

Nesta quarta-feira, áreas de instabilidade que atuam em Minas vão dar sinal de enfraquecimento e sendo assim o volume da chuva deve diminuir sobre boa parte do Estado nos próximos dois ou três dias.
Nesta quarta, teremos um dia de céu nublado com curtos períodos de sol na região metropolitana de Belo Horizonte, entretanto, ainda há condições de chuvas a qualquer momento, inclusive na capital.
Nas demais áreas mineiras também há previsão de chuva. As temperaturas estarão em ligeira elevação em boa parte de Minas Gerais, principalmente no setor extremo Norte e Nordeste do Estado.

Emergência
Subiu para 127 o número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas devido ao período chuvoso, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta quarta-feira (11). Os novos municípios que integram a lista são Santa Cruz de Minas, Barão de Cocais, Nazareno e Santo Hipólito, todos na região Central do Estado, Capitólio, Ibituruna, Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas, Porto Firme e Senador Cortes, na Zona da Mata mineira, Pescador e Goiabeiras, no Vale do Rio Doce.
Até esta quarta, a Defesa Civil Estadual havia contabilizado que 182 municípios afetados pelos transtornos causado pela chuva. Ao todo, 25.514 pessoas ficaram desalojadas, 2.495 desabrigadas, 119 feridas, três desapareceram e quinze morreram em decorrência da chuva.
Já em relação aos danos materiais, 9.834 casas foram danificadas, 394 destruídas, 264 pontes danificadas e 175 destruídas. O órgão soma 2.831.087 de pessoas afetadas em todo o Estado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira