PM de Janaúba prende homem por extração ilegal de cristais em área do Parque Estadual entre Serranópolis de Minas e Porteirinha

Imagem
Cristais apreendidos pelos policiais — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente Cânions do Talhado — Foto: IEF/Site A Polícia Militar de Meio Ambiente de Janaúba realizou, nesta segunda-feira (1º), uma importante ação de fiscalização que resultou na prisão de um homem de 53 anos por extração ilegal de cristais dentro do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, área de preservação ambiental que abrange os municípios de Serranópolis de Minas e Porteirinha. A operação fazia parte de um trabalho voltado ao fortalecimento da segurança no meio rural quando os policiais receberam denúncias de que uma pessoa desconhecida estaria retirando pedras da área protegida, em um ponto de difícil acesso. As informações foram repassadas por colaboradores da PM, que vêm auxiliando no combate a crimes ambientais na região. Com o apoio dos guardas do parque, os militares realizaram incursões na área indicada e localizaram o suspeito, natural de Santana do Riacho. Ele foi flagrado com aproximadamente dez quilo...

Gás natural no norte de Minas


Que o gás existe, existe. Há décadas que os moradores da região do Remanso do Fogo assam surubim no gás que brota da terra. O que demorou foi o início da exploração comercial. Uma enorme região na bacia do rio São Francisco foi demarcada e as respectivas concessões, leiloadas. Saiu na frente um consórcio de empresas, do qual participa o Governo de Minas, por meio da Codemig. No primeiro poço, o primeiro alarde: tem meia Bolívia de gás natural no bloco 132, em Morada Nova de Minas.
A notícia deve ter levado muitos empreendedores a retirarem projetos da gaveta. Com gás, a região vai se enriquecer. Hotéis, comércio, prestadores de serviço, proprietários de terra, todos soltaram foguetes. Sinal de novos tempos, de um novo eldorado.
Ao fato, seguiu-se uma intensa prospecção de gás e petróleo pelas estradas do Norte de Minas, o que chamou mais ainda a atenção do povo. Afinal, equipes vestidas com macacões vistosos da cor laranja, como os da Petrobras, capacetes e veículos do ano, como nunca ainda se tinha visto na região, vasculharam até os rincões. Colocaram estacas a cada 50 metros, todas com um código numerado, mesmo nas estradas de mais difícil acesso. Em seguida, outra turma vinha com equipamentos de GPS e fiação, provocando sismos na terra e armazenando os dados no computador. Os operários falavam em um supercomputador, capaz de processar todos os dados, online, mas não se sabe sua localização. Na região é que não era.
É, portanto, estranho, quando agora o consórcio que descobriu a meia Bolívia de gás vem a público informar que a exploração daquela riqueza esbarra no alto custo de extração, conforme publicou a imprensa. O consórcio chegou a solicitar mais prazo para definir pelo empreendimento à Agência Nacional do Petróleo.
A explicação geológica é técnica o suficiente para esclarecer pouco e confundir ainda mais. O gás não estaria em bolsões, mas armazenado em pequenas porosidades. Haveria ainda a limitação de equipamentos e, quem sabe, até de tecnologia.
Também no Norte de Minas, anunciou-se que existe muito minério de ferro, imensas jazidas no planalto de Rio Pardo de Minas, após a perigosa serra de Francisco Sá. Outro eldorado que até o momento não saiu do papel. Falta água para levar ferro por meio de mineroduto e uma estrada de ferro para colocá-lo no porto de Ilhéus, na Bahia. Ninguém aventou a possibilidade de construir uma siderúrgica para processar todo o minério.
O fato é que até o momento as informações são desencontradas. De real, mesmo, como nossas páginas também registraram, foi o aumento do fluxo de pessoas para a região com muitos horários de avião criados pelas companhias aéreas. Todos lotados.
É preciso ainda um planejamento para aproveitar essas riquezas naturais de modo que elas possam beneficiar também a população de toda uma região cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. (Portal HD)


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Muito procedente seu comentário. Parbenizo vc e sua equipe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro