“Um meio de lutar juntos”, Unicoop inaugura câmara fria em União Bandeirantes

Filomena Napoleão Mendes, 52, agricultora, estampava um sorriso contagiante ao participar da festa de inauguração da câmara fria da Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes (Unicoop) realizada na última sexta-feira. Ela e seus familiares são uma das 82 famílias de cooperados que há 14 meses participam de Tempo de Empreender Rondônia, um projeto do Instituto Camargo Corrêa (ICC) desenvolvido em parceria com o Sebrae e a construtora Camargo Corrêa. Após diversas ações de capacitação os agricultores, há três meses, formalizaram a Unicoop e, com meios próprios, construíram a infraestrutura de alvenaria necessária para a instalação da câmara fria, adquirida com recursos do ICC, que será um instrumento fundamental no processo de maturação da banana produzida pelos agricultores.
O aroma de churrasco que exalava da churrasqueira improvisada e a música que ecoava das caixas de som acomodadas na sede da Associação dos Produtores da Linha F (Asproef), instalada ao lado da Unicoop, proviam o evento de um clima de felicidade ímpar, com ares de festa de casamento. Foi a primeira vez que associados e cooperados, com imóveis das instituições sociais construídos em terrenos vizinhos, puderam realizar um evento comunitário conjunto embalado pelos benefícios da energia elétrica que foi instalada pela Eletrobras – Distribuição Rondônia para possibilitar o funcionamento da câmara fria da cooperativa dos produtores rurais. A instalação de um transformador trifásico 45 KVA beneficiou a Unicoop e a Asproef que conta com 70 famílias associadas. Há mais de um ano a associação não podia instalar o secador e descascador de café, adquiridos através de recursos de uma emenda parlamentar, pelo fato de não haver energia elétrica.
Desafiando todos os prognósticos burocráticos, os gestores de Tempo de Empreender, Liomar Sabino e João Machado, conseguiram uma parceria com a Eletrobras que, em apenas quatro dias, doou e instalou a subestação a tempo de atender a festa de inauguração da câmara fria, que contou com a presença de representantes de diversas instituições parceiras do projeto. “É gratificante presenciar o entusiasmo e a união com que essas famílias trabalharam para organizar o evento. Há muito eu não via iniciativas como essa e estou feliz por podermos todos vibrar juntos com mais esta conquista”, afirmou João Teixeira, Superintendente do Instituto Camargo Corrêa. Hiram Leal, Diretor Técnico do Sebrae Rondônia, agradeceu a todos os parceiros pelo empenho em diminuir o sofrimento a que a população rural é submetida através de iniciativas que fomentam projetos de desenvolvimento como Tempo de Empreender Rondônia.
De acordo com Ediomar Luís de Souza, diretor de produção da Unicoop, que participou de uma capacitação em Janaúba – MG, para operacionalizar a câmara fria, o controle da temperatura ideal, para não haver o escurecimento da casca da banana, e aplicação do gás etil 5, responsável pela maturação uniforme dos frutos, são condições que proporcionam um melhor preço no mercado. “A inauguração da câmara fria é um passo fundamental para garantir a qualidade de nossa produção”, completa o agricultor.
A maior parte dos cooperados da Unicoop participa pela primeira vez de uma cooperativa. A agricultora Luzia Millenreck, 38, aprecia a experiência do trabalho conjunto, em especial os encontros realizados para as capacitações, pois é uma maneira de conviver e se conhecer melhor, esclarece.
A produtora Sandra Mendes, 29, avalia que essa nova experiência de regime cooperado, com vistas ao aumento de renda e melhoria das condições de vida faz com que todos se sintam valorizados. As capacitações, acompanhamento técnico e equipamento da cooperativa são incentivos para a construção de um futuro mais próspero e declara “Em apenas 90 dias fomos capazes de receber a doação do terreno, construir a instalação da câmara fria, com nossas próprias mãos, e fazer com que haja energia elétrica para a refrigeração. Todos esses acontecimentos nos dão boas perspectivas de alcançar dias melhores. Estamos aprendendo a compreender o que é empreender e descobrimos que ser cooperados é o melhor meio de lutar juntos.”
Parceiros
Tempo de Empreender Rondônia é uma realização do Instituto Camargo Corrêa, Sebrae, construtora Camargo Corrêa em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos