CONTRA O CRACK


Contra a temível droga que é o crack a prefeitura de Janaúba inaugurou no dia 18 de outubro, a Casa de Acolhimento Transitório (CATi), destinada ao tratamento de pessoas infanto-juvenis dependentes dessa droga. Situada no bairro Padre Eustáquio, a CATi, tem capacidade para atender até 12 pessoas de uma só vez.

Janaúba foi contemplada juntamente com outros 43 municípios do país. A casa surge como proposta no contexto do plano emergencial de ampliação ao acesso de tratamento e prevenção às drogas, neste caso especificamente ao crack.

A magnitude do consumo de substâncias psicoativas associada a questões de vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens, demanda medidas com caráter de proteção diferenciada aos usuários, com ações de cuidado prioritariamente Intersetoriais e integradas entre a saúde e a assistência social, cuja ampliação foi viabilizada pelo repasse federal de incentivos financeiros oriundos do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack para essas unidades.

O plano é novo, mas mostra promissores resultados no combate ao crack, ampliando assim as possibilidades de enfrentar e combater a pior droga que acomete a sociedade contemporânea. A pessoa internada recebe atenção básica na CATi, espaço protegido onde possibilita o desenvolvimento, em rede, de projetos de cuidado em período integral durante sete dias por semana até quando a equipe multidisciplinar entender que o tratamento foi concluído. O tratamento somente é realizado com assentimento da pessoa acometida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos