B.O. do final de semana

PM DESENCADEIA OPERAÇÕES POLICIAIS NA ÁREA DO 51º BPM, E APREENDE FORAGIDO, ARMA DE FOGO E DROGA.
Durante o final de semana a PM desencadeou várias operações policiais na área do 51º Batalhão visando à tranqüilidade pública da população ordeira. Várias pessoas e veículos foram abordados, uma arma de fogo apreendida, pessoas foram presas por diversos delitos, e envolvimento com o uso e tráfico de drogas.

BO- 11.606 – (Janaúba) Na madrugada de ontem segunda-feira (31), na Rua Salviana Caldas, bairro Veredas, a PM através da equipe do Cabo Gilmar capturou por mandado de prisão o cidadão infrator Heleno Ramos dos Santos, 30 anos.

Os policiais efetuavam o patrulhamento ostensivo pelo local, quando depararam com o infrator em atitude suspeita e nervoso, ao procederem a abordagem, verificaram seus dados junto ao sistema de informações encontrando em seu desfavor um mandado de prisão. O infrator também não possuía CNH nem a PPD, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde ficou a disposição da justiça.



BO- 11.578 – (Janaúba) No final da manhã do último domingo (30), na Rua Porteirinha, centro da cidade de Janaúba, a PM prendeu por posse de arma de fogo o cidadão infrator J. F. S. 51 anos.

O COPOM (Centro de Operações Policiais Militares) recebeu uma denuncia anônima dando conta de que uma caminhonete de cor vermelha estava na residência de um velho conhecido por tráfico de armas de fogo no Bairro São Lucas. As viaturas do turno efetuaram o cerco e bloqueio, quando depararam com o veículo suspeito, ao procederem a abordagem encontraram no interior do veículo uma espingarda polveira.

O cidadão foi desarmado e conduzido a Delegacia de polícia civil, onde ficou a disposição da justiça.
PM REGISTRA ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM JANAÚBA.

BO- 11.587 – (Janaúba)
Na tarde do último domingo (30) na Av. Marcelino Siqueira, bairro Santa Terezinha, a PM através da equipe do Sargento Robson compareceu no local, onde apuraram que o veículo Caminhão M. Benz L 1113, placa BWM-0045, cor verde, conduzido por Nildo Ferreira Barbosa, 57 anos, transitava pela Avenida sentido bairro Barbosa/bairro Santa Terezinha, quando sinalizou e iniciou a conversão à direita entrando na rua que dá acesso ao frigorífico, momento em que duas motocicletas vieram a abalroar-se na lateral traseira do caminhão.

Com o impacto, a vítima Emerson de Jesus, 26 anos, que conduzia a motocicleta Honda Titan CG 150, placa HII-1081, cor vermelha, teve morte instantânea, e o passageiro Marciel Silva Rodrigues, 15 anos, sofreu lesões leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Após perícia técnica o corpo da vítima foi liberado para a Funerária São João. A outra motocicleta era conduzida por Alexandre Silva Rodrigues, que não sofreu lesões. Os envolvidos no acidente foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para prestarem maiores esclarecimentos.



BO- 11.590 – (Janaúba) No final da tarde do último domingo (30), no cruzamento da Av Osvaldo Cruz com Rua Lucas Viana Neiva, bairro Padre Eustáquio, a PM através da equipe do Cabo Dias apurou no local, que a vítima Zilda Maria Ferreira, 42 anos, conduzia o veiculo motoneta Honda Biz placa HJH-6022 pelo local, sentido bairro Gameleira/Padre Eustáquio. Momento em que foi desviar de um ciclista não identificado, foi abalroada por outra motocicleta não identificada, perdendo o controle direcional do veículo, vindo a chocar contra o meio fio.

A vítima caiu ao solo sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros, e a motocicleta retirada e recolhida do local por parentes da vítima. Os policiais deslocaram até o hospital Regional, onde foi constatado o óbito da vitima.
PM EM PORTEIRINHA APREENDE E PRENDE CIDADÃOS INFRATORES E RECUPERAM VEÍCULO FURTADO.

BO- 3.536 – (Porteirinha)
Na madrugada do último domingo (30) na Av Clemente Martins Ribeiro, Vila Serranópolis, a PM através da equipe do Soldado Douglas prendeu por furto de veículo motocicleta o cidadão infrator Robson da Silva, 18 anos, e apreendeu um adolescente em conflito com a lei de 14 anos.

O cidadão infrator Robson e acusado de furtar um veículo motocicleta Honda CG 125 Fan, placa HDL-2481 de cor preta, em uma lanchonete localizada no endereço mencionado. Os policiais compareceram no local e após colherem informações no local, receberam uma denuncia dando conta de que um veiculo semelhante havia passado em alta velocidade seguindo em direção a Vila Mato Verde, pela MGT-122. De imediato foi realizado rastreamento pela MGT, e apos percorrerem cerca de 8 (oito) km sentido a cidade de Mato Verde, os policiais conseguiram abordar o veiculo furtado que estava sendo conduzido por um adolescente em conflito com a lei de 14 anos.

O adolescente disse que não sabia que a motocicleta era furtada, que seu vizinho Robson da silva, havia lhe pedido para levar a motocicleta até a comunidade de serra branca. Assim o adolescente levou os policiais até a casa do Robson que havia acabado de chegar com sua motocicleta, a Honda/CG 125 Titan, cor prata, placa GSX-6075, que ainda estava com o motor quente. Os infratores foram conduzidos para a Delegacia de Políciai Civil, onde ficaram a disposição da justiça. As motocicletas foram apreendidas.



BO- 11.590 – (Janaúba) No inicio da noite do último sábado (29), por volta das 18hs46min, na Rua Manaus, bairro Esplanada, a PM com apoio de um policial civil de folga, prendeu o cidadão infrator Maikon Alves Ferreira, 18 anos, e apreendeu um adolescente em conflito com a lei de 17 anos, ambos moradores do Bairro São Lucas e acusados de crime de roubo contra transeunte.

Os acusados simulando estarem armados roubou da vítima uma adolescente um aparelho celular, na fuga ainda tentaram roubar outra vítima próximo a Av Dos Gorutubanos. Os infratores fugiram para dentro de um matagal, sendo perseguidos por um policial civil, que com o apoio da equipe do Tático Móvel, conseguiram localizar e prender os infratores que confessaram o delito. O aparelho celular também foi recuperado.

Os infratores foram conduzidos para a delegacia de Polícia civil, onde ficaram a disposição da justiça.
CIDADÃO INFRATOR E PRESO PELA PM DE PORTEIRINHA ACUSADO DE CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL.

BO- 3.539-(Porteirinha) Na tarde do último domingo (30) na Rua Barão do Rio Branco, Centro da cidade de Porteirinha, a PM prendeu em flagrante por crime de estupro de vulnerável o acusado G. M. L de 47 anos.

A PM foi acionada pela genitora de uma criança de 12 anos, que relatou aos policiais que seu filho, dirigiu-se até a residência do acusado, no intuito de chamar pelo filho deste, com quem tem amizade e costuma brincar. Ao retornar da referida residência, o garoto, assustado e ofegante, relatou que nunca mais iria à casa de seu amigo devido as atitudes do pai dele. Que no momento em que se retirava da residência, o acusado o agarrou e passou a acariciá-lo, sentando-o no seu colo, vestido, porém com o pênis ereto, se esfregava nas nádegas da criança, momento em que lhe retirou a bermuda.

A vítima após relutar contra a ação do acusado, conseguiu escapar dos braços deste e seguiu para sua casa. O acusado ao ser questionado pelos policiais relatou que o menino realmente compareceu em sua residência, mas não adentrou a esta, pois apenas chegou ao local procurando pelo seu filho, e como este não estava se retirou de imediato, e que nenhum contato teve com o garoto a não ser lhe dizer que seu filho não se encontrava. O acusado foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia Civil, onde ficou a disposição da justiça.


PM PROCURA CIDADÃOS INFRATORES ACUSADOS DE COMETEREM CRIME DE HOMICÍDIO NO DISTRITO DE VILA NOVA DOS POÇÕES.

BO- 11.590 – (Janaúba)
A Polícia está a procura de informações que possa levar a identificação e prisões dos cidadãos infratores que na noite do último sábado (29), na Rua Mãe Martilha, Distrito de Vila Nova dos Poções, zona ruaral de Janaúba, assassinaram a vítima José Paulo dos Santos, 41 anos.

A PM recebeu uma denuncia anônima dando conta de barulho de disparo de arma de fogo, a equipe do Tático Móvel deslocou para o local, onde deparou com a vítima caída ao solo já sem vida com ferimento na testa proveniente de disparo de arma de fogo. Ninguém soube informar o acontecido. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar o fato.

.PIRACEMA – PM DE MEIO AMBIENTE INTENSICA FISCALIZAÇÃO

A partir de hoje dia 01, entra em vigor, em todo país, a pesca limitada da piracema, de acordo com a Lei nº. 7.679 de 23 de novembro de 1988. Este é o período de reprodução dos peixes, que vai até o dia 28 de fevereiro de 2012.

A Lei Piracema é estabelecida anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), com a colaboração de órgãos, instituições e associações envolvidas com a pesca em cada bacia hidrográfica.

A lei tem como objetivo assegurar a proteção à reprodução natural das espécies de peixes nativos em fase de procriação. As multas pelo descumprimento da norma vão, desde um simples auto de advertência ao valor de R$ 50 mil.

Policiais militares da 11ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito intensificam, a partir do mês de novembro, devido ao período da Piracema, movimento dos peixes em cardumes rio acima para se acasalarem e reproduzirem.

Segundo os militares da companhia, neste período muitos pescadores se aproveitam desta fragilidade dos peixes para pescá-los com grande facilidade. O comandante do 5º Pelotão em Janaúba, Sub Ten magalhães tem priorizado esta temática, e juntamente com sua equipe planejou uma operação para inibir qualquer pratica de pesca predatória e ilegal.

Qualquer duvida à respeito da Piracema, o Pelotão estará à disposição pelo telefone (38) 3829-3713.


ARTIGO

Juventude sequestrada

Carlos Alberto Di Franco - Diretor do master em jornalismo, professor de ética e doutor em

comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha)

O crescimento da Aids, o aumento da violência e a escalada das drogas castigam a juventude aqui e na velha Europa. A crise econômica, dramática e visível a olho nu exacerba o clima de desesperança. Para muitos jovens, os anos da adolescência serão os mais perigosos da vida.

Desemprego, gravidez precoce, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, Aids e drogas compõem a trágica equação que ameaça destruir o sonho juvenil e escancarar as portas para uma explosão de violência. A juventude não foi preparada para a adversidade. E a delinquência é, frequentemente, a manifestação visível da frustração.

A situação é reflexo de uma cachoeira de equívocos e de uma montanha de omissões. O novo perfil da delinquência é o resultado acabado da crise da família, da educação permissiva e do bombardeio de setores do mundo do entretenimento que se empenham em apagar qualquer vestígio de valores.

Tudo isso, obviamente, agravado e exacerbado pela crise econômica e a ausência de expectativas. Se a crescente falange de adolescentes criminosos deixa algo claro é o fato de que cada vez mais pais não conhecem os próprios filhos. Não é difícil imaginar em que ambiente afetivo se desenvolvem os integrantes das gangues juvenis. As análises dos especialistas em políticas públicas esgrimem inúmeros argumentos politicamente corretos. Fala-se de tudo. Menos da crise da família.

Mas o nó está aí. Se não tivermos a firmeza de desatá-lo, assistiremos, acovardados e paralisados, a uma espiral de violência sem precedentes.

Certas teorias no campo da educação, cultivadas em escolas que fizeram uma opção preferencial pela permissividade, também estão apresentando um amargo resultado. Uma legião de desajustados, crescida à sombra do dogma da educação não traumatizante, está mostrando a sua face criminosa. Ao traçar o perfil de alguns desvios da sociedade norte-americana, o sociólogo Christopher Lach (autor do livro A rebelião das elites) sublinha as dramáticas consequências que estão ocultas sob a aparência da tolerância: “Gastamos a maior parte da nossa energia no combate à vergonha e à culpa, pretendendo que as pessoas se sentissem bem consigo mesmas.” O saldo é uma geração desorientada e vazia. A despersonalização da culpa e a certeza da impunidade têm gerado uma onda de superpredadores.

O inchaço do ego e o emagrecimento da solidariedade estão na origem de inúmeras patologias. A forja do caráter, compatível com o clima de verdadeira liberdade, começa a ganhar contornos de solução válida. A pena é que tenhamos de pagar um preço tão alto para redescobrir o óbvio.

O pragmatismo e a irresponsabilidade de alguns setores do mundo do entretenimento estão na outra ponta do problema. A era do mundo do espetáculo, rigorosamente medida pelas oscilações do Ibope, tem na violência uma de suas alavancas. A transgressão passou a ser a diversão mais rotineira de todas. A valorização do sucesso sem limites éticos, a apresentação de desvios comportamentais num clima de normalidade e a consagração da impunidade têm colaborado para o aparecimento de mauricinhos do crime.

A transformação da internet num descontrolado espaço para a manifestação de atividades criminosas (a pedofilia, o racismo e a oferta de drogas, frequentemente presentes na clandestinidade de alguns sites, desconhecem fronteiras, ironizam legislações e ameaçam o Estado de direito democrático) está na origem de inúmeros comportamentos patológicos.

É preciso ir às causas profundas da delinquência. Ou encaramos tudo isso com coragem ou seremos tragados por uma onda de violência jamais vista. O resultado final da pedagogia da concessão, da desestruturação familiar e da crise da autoridade está apresentando consequências dramáticas na Europa. Escarmentemos em cabeça alheia. Chegou para todos a hora de falar claro. É preciso pôr o dedo na chaga e identificar a relação que existe entre o medo de punir e os seus efeitos antissociais.

Sargento Elton Freitas
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 51º BPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos