Número de desabrigados sobe 84% em 24 horas em Minas Gerais

Casarões tombados pelo patrimônio ameaçam desabar em São João del-Rei
O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais por causa dos estragos causados pelas chuvas aumentou de 127 para 137 em 24 horas. Balanço da Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec) divulgado na tarde desta quinta-feira (12) mostra que o número de desabrigados subiu 84% no mesmo período, passando de 25.514 para 46.970. Quinze pessoas morreram.

Em São João del-Rei, na região Central, sete casarões tombados pelo patrimônio histórico correm o risco de desabar em função do excesso de chuva dos últimos dias. Duas famílias tiveram que deixar suas casas nas ruas Santo Antônio e Getúlio Vargas, depois que técnicos da Defesa Civil do município constaram infiltração na madeira do telhado e nas paredes.

O secretário municipal de Planejamento e Finanças, José Egídio Carvalho, informou que os outros cinco casarões estão sendo monitorados para avaliação da estrutura, mas o risco iminente de desabamento foi descartado. Em toda a cidade, pelo menos 800 famílias tiveram que sair de casa depois que os rios da Morte e Carandaí subiram mais de seis metros. Com a estiagem dos últimos dois dias, o nível da água começou a baixar, mas até ontem à tarde o acesso ao bairro das Fábricas só era possível com o uso de barcos.

O passeio de Maria-Fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei está suspenso e só voltará a ser realizado no dia 20 deste mês. O motivo é que o rio Carandaí chegou até a linha do trem. Mesmo com o fim da enchente, a circulação na ferrovia foi suspensa por medida de segurança e para a limpeza dos trilhos. Os moradores dos bairros Várzea de Baixo e Cuiabá, que foram atingidos pela cheia do rio das Mortes, começaram a voltar para as suas casas.

O prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa (PMDB), garante que a 15ª Mostra de Cinema, que acontece entre os dias 20 e 28 de janeiro, não será prejudicada por causa das chuvas e as tendas para o evento já estão sendo montadas. “Ficamos três dias ilhados, mas foi só um susto. Não houve prejuízo ao patrimônio histórico”, garantiu o prefeito.

A partir de domingo (15) deve chover forte na Zona da Mata e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O temporal será provocado por uma frente fria que se desloca do litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para as demais regiões do Estado há previsão de chuva de menor intensidade no final do dia.

Ainda de acordo com o novo balanço da Cedec, mais de 140 toneladas de alimentos já foram distribuídos pelo Governo de Minas em todas as regiões do Estado para vítimas de acidentes causados pelas chuvas. No total, desde outubro de 2011, foram 8.700 cestas básicas em 132 municípios. Também foram enviados 8.540 colchões, mais de 7.100 cobertores, além de água potável, lonas, roupas, telhas e kits higiênicos.

Nesta semana foram enviados donativos para as cidades de Barbacena, Muriaé, Ferros, São João del-Rei, Carandaí, Barra Longa, Além Paraíba, Muriaé, Ijaci, Vespasiano, Ponte Nova, Alpercata, Ribeirão Vermelho, Presidente Bernardes, Pescador, Santana do Jacaré e Várzea da Palma. Tanto o deslocamento de ajuda humanitária, quanto a distribuição das doações são coordenadas pela Cedec-MG.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. essa situação dos casarões em são joão del rei não é verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos