Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Janaúba: cavalo solto no Quem-Quem causa grave acidente com criança

Criança se feriu gravemente por conta de cavalos soltos no distrito de Quem-Quem, zona rural de Janaúba.

Entra prefeito e sai prefeito, e ninguém consegue resolver o problema dos animais soltos na cidade de Janaúba, Norte de Minas Gerais. Nesta semana, no distrito de Quem-Quem, zona rural de Janaúba, uma criança acabou se ferindo gravemente por conta de um cavalo que estava solto pelas ruas da comunidade. Um de vários equinos, pois é uma situação corriqueira no distrito janaubense, porém não é exclusividade de lá, já que em todo o território de Janaúba é possível vê tanto na zona urbana como na rural, animais soltos e causando desde sujeira a acidentes. E esse acidente em particular registrado no Quem-Quem, é um dos mais graves, já que a criança está internada em estado grave no Hospital Regional, aguardando vaga para ser transferida para Montes Claros.

Bovinos (bois e vacas), suínos (porcos), ovinos (ovelhas e carneiros), caprinos (cabras e bodes), equinos (cavalos), muares (mulas), asininos (jumentos), fazem parte da paisagem em Janaúba e também na cidade vizinha, Nova Porteirinha. E por qual motivo ninguém consegue resolver o problema? Existe algumas explicações prováveis. A primeira é que boa parte destes animais soltos, especialmente cavalos, pertenceria a traficantes de drogas, pois os mesmos usam para transporte de entorpecentes, inibindo qualquer servidor do município de tomar alguma atitude. A outra situação envolvendo os animais seria o que fazer com os animais depois de apreendidos? Pois exigiria logística, espaço e mão de obra específica para cuidar dos bichos.

Enquanto o problema dos cavalos soltos no município não é resolvido, a população amarga as consequências da falta de pulso e competência por parte do executivo municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG