Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Natural de Taiobeiras, Marina Sena se declara para Minas Gerais durante show em BH


(Maria Clara Lacerda, Ana Luisa Sales, Rádio Itatiaia) Marina Sena se apresentou nesta sexta-feira (26), no Arena Hall, em Belo Horizonte. Mineira, nascida em Taiobeiras, no Norte do estado, a artista fez questão de exaltar a terra natal em um show repleto de muito carinho dos - e pelos - fãs.

Com visuais que remetem à atmosfera moderna do álbum “Vício Inerente’, Marina agitou a capital mineira com um repertório que incluía alguns sucessos deste álbum e do anterior, “De Primeira”. A seleção para o show contou até com um cover de “Várias Queixas”, sucesso da banda Gilsons.

A mineira iniciou a apresentação com “Pelejei”, e seguiu com canções marcantes como “Tudo Pra Amar Você" e “Me Ganhar”. Acompanhada de um balé diverso, afiado e tão carismático quanto ela, a artista seguiu a apresentação com “Me Toca”, “Pra Ficar Comigo” e o recente single “Dano Sarrada”.

A música foi apresentada mais de uma vez durante o show, sendo a primeira com o arranjo original e a segunda transformada em brega. A alteração veio logo depois de “Ombrim”, canção do Rosa Neon que foi recentemente revisitada por Marina em uma parceria com Chicão do Piseiro, Roni Bruno e Mts No Beat.

“Eu vim do interior, do Norte de Minas Gerais. A base da minha musicalidade é forró. Todas as minhas composições, mesmo que não sejam em ritmo de forró, cabem no ritmo de forró. É minha base da minha música, gente, o forró pé de serra”, fez questão de destacar após apresentar as versões.

Abraçada à bandeira de Minas Gerais, Marina se declarou ao estado em outro momento do show. “Respeita, porque ‘nós’ é massa, ‘nós’ é f*da há muito tempo. Tenho orgulho de nós, porque a gente arrasa, e a gente nem está no eixo Rio-São Paulo. A gente sabe como é [difícil] e arrasa mesmo assim”, destacou a artista.

Outro destaque, para além do carinho da artista pela terra natal, foi o cuidado com os fãs. Marina parou a apresentação algumas vezes para autografar camisas, bandeiras e bonés, e até receber presentes. Em uma das pausas, a artista desceu do palco para conversar com uma fã mirim que carregava uma placa com os dizeres: “Sou a Jojo, tenho 6 anos e sou muito sua fã. Tira uma foto comigo?”

Esbanjando carisma, a artista também falou com uma compositora e fã que acompanhava o show, e deu uma pausa quando percebeu que alguém na plateia passava mal, aguardando até que fosse atendido. Em um dos momentos mais divertidos, a cantora selecionou alguns membros da plateia para dançar “Que Tal” em cima do palco, agitando ainda mais o público presente.

Os fãs que acompanharam a apresentação em Belo Horizonte ainda ganharam outras surpresas de Marina. As músicas “Santo” e “Cabelo”, ambas do primeiro álbum de estúdio da mineira, foram apresentadas de improviso, precisando até da ajuda da plateia para relembrar a letra que iniciava a primeira canção.

Show de Marina Sena em BH reuniu público de diversos estados
Se engana quem pensa que o público era composto apenas por pessoas naturais de Minas. A cantora reuniu uma verdadeira excursão de fãs de outros estados. Uma delas é Iriane Soares, natural de Salvador, mas que veio à capital mineira direto de Brasília, de onde havia acompanhado outro show de Marina.

Iriane não foi a única e, desde cerca de 15h desta sexta-feira, um grupo já aguardava pela chegada da cantora na fila formada para o show, trajando camisas personalizadas, com bandeiras e até tatuagens para Marina. Entre eles, mãe e filha, Simone e Stefany Silva, que viajaram do interior de São Paulo, por mais de 10 horas, até chegar à capital mineira.


“A gente ama muito ela, tenho como se fosse uma filha do coração. Ela é maravilhosa, autêntica. Desde que a gente começou a acompanhar [a Marina] vamos em todos os shows. Quase morremos no ônibus, mas faríamos de novo. A gente mata e morre por ela”, contou Simone à Itatiaia.

O carinho dos fãs por Marina Sena definitivamente não é sem justificativa. Ao final da apresentação, o QG da Marina, representado por um fã da cantora, ainda selecionou pessoas que estavam presentes no show para um encontro rápido e fotos nos bastidores.

A dose se repete em breve, já que a artista tem uma apresentação marcada na capital mineira em 22 de junho, durante o Festival Sensacional. Os ingressos para o festival já estão a venda e custam a partir de R$ 120 (meia-entrada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo