“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

Após três décadas dedicadas a Porteirinha, Irmã Mônica é transferida para Montes Claros


(Rádio Liberdade 87,9 FM) Após quase 32 anos de intensa dedicação à cidade de Porteirinha, a Irmã Mônica, ou Porcina Amônica de Barros, como é conhecida, está prestes a iniciar um novo capítulo em sua missão religiosa. A Congregação das Filhas de Jesus está transferindo a Irmã Mônica para Montes Claros.

Natural de Dores do Turvo, na Zona da Mata em Minas Gerais, Irmã Mônica é reconhecida por sua atuação como terapeuta natural e sua defesa fervorosa das terapias integrativas, da produção de remédios naturais e das construções sustentáveis. Ao longo de sua trajetória, ela percorreu diversas cidades até se estabelecer em Porteirinha em 1992. Seu comprometimento com a comunidade foi notável desde sua chegada, e em 1998 fundou a ACEBEV (Associação Casa de Ervas Barranco da Esperança e Vida), uma entidade que não apenas contribuiu para a realização de ações sociais no município, mas também colocou em prática suas ideias revolucionárias.

A ACEBEV se tornou um espaço onde terapias, produção de remédios naturais e construções sustentáveis foram aplicados com sucesso, especialmente na comunidade rural da “Gangorra”, onde foi erguido um centro de boas práticas, com aplicação de técnicas de construção sustentável.

Cidadã honorária de Porteirinha, Irmã Mônica não se limitou apenas às práticas locais. Sua influência alcançou diversos grupos e movimentos sociais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas) e o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas Gerais. Ela também desempenhou um papel fundamental na formação de grupos de mulheres para trabalharem com plantas medicinais e terapias naturais.

Em 2003, a Irmã Mônica compartilhou seus conhecimentos através do livro “Acolhamos com amor tudo de bom que Deus nos dá”, uma obra referência em saúde e segurança alimentar. Além disso, suas viagens para a África e trabalhos na Amazônia mostram o alcance global de sua dedicação.

A celebração em agradecimento por sua inestimável contribuição a sociedade porteirinhense aconteceu na segunda-feira, 15 de janeiro, às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Padre Eliezer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro