Após três décadas dedicadas a Porteirinha, Irmã Mônica é transferida para Montes Claros


(Rádio Liberdade 87,9 FM) Após quase 32 anos de intensa dedicação à cidade de Porteirinha, a Irmã Mônica, ou Porcina Amônica de Barros, como é conhecida, está prestes a iniciar um novo capítulo em sua missão religiosa. A Congregação das Filhas de Jesus está transferindo a Irmã Mônica para Montes Claros.

Natural de Dores do Turvo, na Zona da Mata em Minas Gerais, Irmã Mônica é reconhecida por sua atuação como terapeuta natural e sua defesa fervorosa das terapias integrativas, da produção de remédios naturais e das construções sustentáveis. Ao longo de sua trajetória, ela percorreu diversas cidades até se estabelecer em Porteirinha em 1992. Seu comprometimento com a comunidade foi notável desde sua chegada, e em 1998 fundou a ACEBEV (Associação Casa de Ervas Barranco da Esperança e Vida), uma entidade que não apenas contribuiu para a realização de ações sociais no município, mas também colocou em prática suas ideias revolucionárias.

A ACEBEV se tornou um espaço onde terapias, produção de remédios naturais e construções sustentáveis foram aplicados com sucesso, especialmente na comunidade rural da “Gangorra”, onde foi erguido um centro de boas práticas, com aplicação de técnicas de construção sustentável.

Cidadã honorária de Porteirinha, Irmã Mônica não se limitou apenas às práticas locais. Sua influência alcançou diversos grupos e movimentos sociais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas) e o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas Gerais. Ela também desempenhou um papel fundamental na formação de grupos de mulheres para trabalharem com plantas medicinais e terapias naturais.

Em 2003, a Irmã Mônica compartilhou seus conhecimentos através do livro “Acolhamos com amor tudo de bom que Deus nos dá”, uma obra referência em saúde e segurança alimentar. Além disso, suas viagens para a África e trabalhos na Amazônia mostram o alcance global de sua dedicação.

A celebração em agradecimento por sua inestimável contribuição a sociedade porteirinhense aconteceu na segunda-feira, 15 de janeiro, às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Padre Eliezer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos