Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Dengue: Prefeitura de Curvelo decreta situação de emergência devido ao alto número de casos


(Por Marina Pereira, g1 Grande Minas) A Prefeitura de Curvelo, na região Central, decretou situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de casos de dengue.

No documento, a Prefeitura reconhece que o município vive um cenário considerado de ‘alta incidência’. Nas últimas quatro semanas, foram registrados 1.060 casos prováveis da doença, sendo que 952 foram confirmados. No dia 11 de janeiro, o g1 noticiou a morte de uma mulher, de 38 anos, por suspeita de dengue. O caso é investigado e foi feita coleta de material para exame que foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A Prefeitura destacou no decreto que houve um aumento nas internações e nos casos com necessidade de hidratação, “especialmente em razão dos casos graves de dengue com complicações”.

Ainda segundo o documento, a situação de emergência autoriza “adoção de todas as medidas administrativas, sanitárias e assistenciais necessárias a contenção de casos de Arbovirores, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, e a contratação de serviços estritamente necessários”. O decretou também aprovou a instalação do Centro de Operações de Emergências de Arbovirores (COE).

Casos em 2023
Em 2023, o município notificou 1.972 casos de dengue e 1.820 foram confirmados. Em relação a chikungunya, foram 1.400 notificações, desse total 309 casos foram confirmados.

Emergência em Minas Gerais
O governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública por causa da alta incidência de casos de dengue e de chikungunya no estado no último sábado (27).

De acordo com o texto, está autorizada a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento de casos das doenças, em especial a aquisição de insumos e materiais para atender a situação emergencial. O decreto tem prazo de 180 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga