Cristália sem jeito: alunos amargam incompetência do prefeito e desde o dia 19 de agosto estão sem transporte escolar


Dezenas de alunos e alunas da cidade de Cristália, no Norte de Minas Gerais, estão vivendo um pesadelo diante da irresponsabilidade do prefeito do município, Jairo Junior, que simplesmente e puramente por não ter qualquer planejamento, parou de fornecer o transporte escolar para o estudantes do município. Uma situação grave, e que pode comprometer o ano letivo dos alunos, que dependem deste meio para obter um pouco mais de esperança através do estudo.

Mesmo diante das ações do Ministério Público de Minas Gerais, nossa reportagem apurou que desde o dia 19 de agosto de 2023 até o momento que esta matéria está sendo sendo redigida, o transporte escolar no município foi paralisado devido a falta de recursos. Como assim falta de recursos? Se até alguns dias atrás a cidade estava esbanjando e gastando com festas e cachês caríssimos. É uma conta que não fecha e não pode ser deixada pra lá. Por diversas vezes nossa reportagem fez apelos e pedidos que fosse suspensa a festa em nome do bem financeiro do município, porém não fomos ouvidos e agora a conta chegou.

Uma cidade que não chega a cinco mil habitantes, e que teve mais de R$ 37 milhões para investir em 2023, em pleno mês de agosto por falta de previsibilidade e planejamento, deixa faltar o básico para as crianças do município, que é o transporte escolar. Esse mesmo transporte que de forma irresponsável até pouco tempo era usado para transportar feirantes e jogadores amadores de futebol, e agora não consegue sequer atender um aluno do município.

Estamos perplexos diante da ousadia do prefeito moleque que mesmo diante das ações judiciais do MPMG, que incluem multas e penalidades se o município não retomar o transporte escolar, o chefe do executivo se esconde e foge da sua responsabilidade.

A Constituição Federal de 1988 dispôs sobre a educação elevando-a a categoria de princípio e de pilar para o desenvolvimento da sociedade brasileira, indicando, como objetivo precípuo, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Destaca-se, entre os princípios apontados para o desenvolvimento do ensino, a promoção de ações que assegurem a igualdade de condições para o acesso e a permanência à escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos