Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Cristália sem jeito: alunos amargam incompetência do prefeito e desde o dia 19 de agosto estão sem transporte escolar


Dezenas de alunos e alunas da cidade de Cristália, no Norte de Minas Gerais, estão vivendo um pesadelo diante da irresponsabilidade do prefeito do município, Jairo Junior, que simplesmente e puramente por não ter qualquer planejamento, parou de fornecer o transporte escolar para o estudantes do município. Uma situação grave, e que pode comprometer o ano letivo dos alunos, que dependem deste meio para obter um pouco mais de esperança através do estudo.

Mesmo diante das ações do Ministério Público de Minas Gerais, nossa reportagem apurou que desde o dia 19 de agosto de 2023 até o momento que esta matéria está sendo sendo redigida, o transporte escolar no município foi paralisado devido a falta de recursos. Como assim falta de recursos? Se até alguns dias atrás a cidade estava esbanjando e gastando com festas e cachês caríssimos. É uma conta que não fecha e não pode ser deixada pra lá. Por diversas vezes nossa reportagem fez apelos e pedidos que fosse suspensa a festa em nome do bem financeiro do município, porém não fomos ouvidos e agora a conta chegou.

Uma cidade que não chega a cinco mil habitantes, e que teve mais de R$ 37 milhões para investir em 2023, em pleno mês de agosto por falta de previsibilidade e planejamento, deixa faltar o básico para as crianças do município, que é o transporte escolar. Esse mesmo transporte que de forma irresponsável até pouco tempo era usado para transportar feirantes e jogadores amadores de futebol, e agora não consegue sequer atender um aluno do município.

Estamos perplexos diante da ousadia do prefeito moleque que mesmo diante das ações judiciais do MPMG, que incluem multas e penalidades se o município não retomar o transporte escolar, o chefe do executivo se esconde e foge da sua responsabilidade.

A Constituição Federal de 1988 dispôs sobre a educação elevando-a a categoria de princípio e de pilar para o desenvolvimento da sociedade brasileira, indicando, como objetivo precípuo, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Destaca-se, entre os princípios apontados para o desenvolvimento do ensino, a promoção de ações que assegurem a igualdade de condições para o acesso e a permanência à escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG