Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Campus da Unimontes em Janaúba utiliza equipamentos doados pela Codevasf



A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a doação de equipamentos destinados à fazenda experimental do Campus de Janaúba no final primeiro semestre deste ano. Com o retorno das aulas em agosto, professores e acadêmicos já fazem utilização destes equipamentos para otimizar as aulas práticas.

A doação, no valor total de R$ 61,8 mil, foi feita com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), sendo: uma roçadeira, uma grade aradora e uma ensiladeira. Eles serão usados nas atividades dos cursos ministrados em Janaúba: Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia (graduação), Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Técnico em Fruticultura e o curso Técnico em Zootecnia.

“Os implementos doados pela Codevasf são de grande importância para uso em aulas práticas e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Os equipamentos serão utilizados no preparo do solo e na alimentação animal”, afirma o professor José Augusto dos Santos Neto, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Unimontes.

“Registramos os nossos agradecimentos à Codevasf e à gestão superior da Unimontes pela importante doação para o Campus de Janaúba”. Conclui o professor José Augusto dos Santos Neto.

O repasse dos implementos agrícolas foi oficializado em reunião entre o superintendente regional da Codevasf, Marco Antônio Graça Câmara; e o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha. O encontro aconteceu na sede regional do órgão federal em Montes Claros.

“A parceria com a Codevasf é de suma importância para Montes Claros e Região. Os equipamentos doados vão proporcionar melhorias nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas ciências agrárias”, ressaltou o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha.

Campus Unimontes Janaúba
O Campus da Unimontes Janaúba está situado em uma área de 13,8 ha no Bairro Bico da Pedra na cidade de Janaúba, onde estão localizados os setores administrativos, salas de aula, laboratórios e outras dependências. Também faz parte do Campus a Fazenda Experimental localizada a 15 km do centro de Janaúba, onde são realizadas diversas atividades.

O campus é composto por 17 salas de aula, sendo uma de desenho técnico, todas com Data Show, Auditório, Biblioteca, Gabinete individual para professor, 03 Estufas de ambiente controlado e viveiros para produção de mudas. O setor administrativo abriga as coordenações dos curso de Agronomia, Pedagogia e Zootecnia, e das Pós-Graduações em Produção Vegetal e Zootecnia.

O coordenador adjunto da Fazenda Experimental em Janaúba, Cláudio Eduardo Silva Freitas acrescentou que “a utilização dos implementos agrícolas na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) permitirá a condução de pesquisas e ensino em agricultura, melhorando técnicas de cultivo, aumentando a produtividade e promovendo a sustentabilidade agrícola, e terá um impacto positivo e significativo na pesquisa, ensino e extensão.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira