Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

São João da Ponte: nota de esclarecimento sobre atuação do MPMG


Em razão de questionamentos nas redes sociais sobre a atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com relação a um homicídio ocorrido em 25 de janeiro de 2023, em São João da Ponte, no Norte de Minas, a instituição esclarece que, até o momento, foram tomadas todas as providências cabíveis e que quatro dos cinco acusados de envolvimento no crime estão cumprindo prisão preventiva em regime fechado.

Esclarece ainda que o quinto suspeito, mesmo tendo sua prisão preventiva requerida pelo Ministério Público, permanece em liberdade. Contudo, não se tem notícia de descumprimento das condições que foram impostas à sua liberdade, não havendo motivos para a revogação.

Entre as medidas tomadas pelo MPMG estão seis pareceres favoráveis à conversão de prisões em flagrantes em preventivas dos suspeitos, seja pela prática desse homicídio, seja por crimes posteriores; uma representação pela prisão preventiva de um sexto membro da família que, embora não envolvido na prática do homicídio, é suspeito da prática de diversos crimes patrimoniais desde então.

Quanto às notícias sobre a situação de risco de crianças integrantes da família, trata-se de assunto em que há imposição de segredo de justiça para preservação do interesse dos menores. Entretanto, é possível esclarecer que todas as medidas de proteção cabíveis vêm sendo adotadas desde dezembro de 2021, quando o caso veio ao conhecimento do Ministério Público.

No mais, o MPMG informa que não há registros policiais ou representações feitas ao Ministério Público sobre ameaças recentes por esses suspeitos, seja contra o Conselho Tutelar, escolas ou equipe da casa de acolhimento. A única ameaça registrada foi perpetrada por terceira pessoa que sequer possui registros criminais, razão pela qual não é possível requerer a prisão preventiva dela. Mesmo assim, no âmbito cível, o Ministério Público fez o atendimento pessoal, orientação e advertência à autora das ameaças de forma a evitar sua reiteração. Dessa forma, no momento, não há outras medidas adicionais a serem adotadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo