Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Bombeiros de Minas Gerais registram quase mil ocorrências de incêndio nos últimos três dias


O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado 990 vezes nos últimos três dias para atendimento de ocorrências relacionadas a incêndios em vegetação. As chamadas foram contabilizadas pela corporação, de sexta-feira (9/9) até a manhã desta segunda-feira (12/9).

Segundo os militares, em alguns casos foram necessários vários dias para que bombeiros, brigadistas e voluntários conseguissem apagar o fogo. Foi o caso do incêndio de grandes proporções que atingiu a Serra do Curral e se arrastou por três dias.

A área afetada pelas chamas ainda não foi mensurada pelos militares, mas o impacto era perceptível até mesmo no ar da capital. Ontem (11/9), o dia amanheceu sob a fumaça do fogo que consumiu o cartão-postal da cidade.

As chamas começaram na sexta-feira e foram contidas por volta das 18h30 desse domingo. O incêndio chegou a ameaçar torres de transmissão e o fornecimento de energia elétrica na Grande BH, mas os bombeiros conseguiram conter o fogo antes que o dano se consumasse.

O cenário de destruição de áreas verdes é resultado de uma combinação de altas temperaturas e ação criminosa. Historicamente, setembro é um mês sombrio, em que as demandas dos militares mais crescem por causa da expansão das queimadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo