Janaúba, Capitão Enéas e Montes Claros são tema do Programa Estações da Rede Minas



A estação ferroviária de Montes Claros, inaugurada em 1926, foi conhecida, por muitos anos, como a “boca do sertão”. O município abrigava o fim da linha que, duas décadas depois, seguiu para a Bahia. Os vagões levaram passageiros, carga e desenvolvimento para uma cidade que, na época, tinha apenas 12 mil habitantes.

Para contar essa história, a Rede Minas embarca em viagem pelos antigos casarões das estações de trem de Montes Claros, Capitão Enéas e Janaúba. O público vai conhecer alguns dos passageiros que realizaram a última viagem nesses vagões, moradores e um músico que compôs uma canção em homenagem à locomotiva.

O programa traz ainda entrevista com a socióloga Mariana Natividade Maia e Almeida, que estudou o trem do sertão, percorrendo trajetos ligados à linha. Ela fala sobre os tempos áureos da estrada de ferro e o impacto provocado com o fim do funcionamento. Também convidado, o historiador Laurindo Mekie Pereira explica o contexto da época, período em que as locomotivas estavam a pleno vapor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos