Após sete dias, incêndio no Parque da Lapa Grande é controlado

Incêndio começou na última sexta (6)
(G1) O incêndio que atingia o Parque da Lapa Grande, em Montes Claros (MG), desde a sexta-feira (6), foi controlado nesta quinta (12), a informação foi confirmada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Corpo de Bombeiros. As equipes ainda permanecem no local, para monitorar a unidade de conservação ambiental.
De acordo com Margarete Caires chefe do escritório do IEF na cidade, ainda não é possível afirmar qual a área atingida pelo incêndio. 100 pessoas entre brigadistas, bombeiros e voluntários se revezavam para combater o fogo no Parque, que tem pouco mais de 15 mil hectares.
A Polícia Militar e o Ministério Público afirmaram que há indícios de que o incêndio é criminoso. A investigação está sendo feita e um suspeito foi identificado. As primeiras informações eram de que as chamas começaram em uma pastagem seca e se propagaram. O major Paulo Veloso disse ao G1 nesta quinta, que a PM ainda faz levantamentos para descobrir se mais pessoas serão responsabilizadas.
O major não quis revelar nomes, já que o processo de apuração está sendo feito. Adiantou que a multa administrativa com base em danos ambientais é de cerca de R$ 2.230 por hectare. O valor pode ser aumentado se outros estragos forem constatados.
A promotora Aluisia Beraldo, afirmou que, embora haja proibição legal, o MPMG recebe inúmeras denúncias de queimadas. Outro aspecto apontado por ela diz respeito às duas bacias que estão na unidade, a do Cedro e a do Pai João, que juntas tem capacidade de gerar 45% da água para abastecer Montes Claros.
Após o controle do incêndio, o IEF fará um levantamento para avaliar os danos causados ao Parque e a medição da área afetada. Peritos do MPMG também farão as análises. Ainda não há um prazo para os resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo