Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

Petição na internet pede a volta dos trens de passageiros no Norte de Minas e em todo o Brasil

Queremos a volta dos trens de passageiros por todo o Brasil!”. É com essa frase que inicia o manifesto que está sendo feito através da internet pedindo a volta dos trens de passageiros por todo o Brasil. “Todos sabem que os trens foram desativados, a partir dos anos de 1960, contra o interesse do povo. Todos sabem que na década de 1990 houve o arrendamento por 30 anos podendo ser prorrogado por mais 30 "do resto dos trens", e que a empresa que arrendou a malha férrea, não investe na recuperação dos trens.
E todos sabem que nem os representantes do povo nem o Ministério Público tomam medidas minimamente eficazes pela volta dos trens. “Todos sabem que o Brasil quer e precisa se desenvolver e que países desenvolvidos, sem exceção, investem no transporte ferroviário de passageiros com qualidade”.
Esse é um trecho do manifesto que esta sendo realizado pelo Avaaz.org, uma organização não governamental que pede a volta do trem de passageiro.
Em Janaúba e em todo Norte de Minas, este é um anseio antigo da população, principalmente os mais pobres que moram as margens da rede ferroviária e que encontrava no trem de passageiro a sua única maneira de se locomover a outras cidades e distritos.
Em 1996 quando foi realizada a última viagem do trem de passageiro, o que se pôde ver ao longo do trecho entre Montes Claros e Monte Azul, foram muitos desolação e protesto, pedindo que o transporte de passageiro não fosse interrompido, mas, de nada adiantou. 19 anos se passaram e até hoje o trem continua inativo para transporte de pessoas.
A intenção do Avaaz é recolher assinaturas suficicientes para pressionar o Congresso e o Governo a retomar essa discussão, pois devido ao fluxo de veículos nas rodovias brasileiras, o que esta se tornando um ambiente muito perigoso, é preciso investir em meios de transportes alternativos para desafogar o tráfego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo