Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Homem tenta furtar gado de fazenda em Francisco Sá

Um homem de 33 anos tentou furtar 22 cabeças de gado nelore de uma fazenda em Francisco Sá (MG), na noite desta quarta-feira (12). João Soares de Lima, de 33 anos, trabalhava na propriedade há três meses. A proprietária, que não quis ser identificada, informou à reportagem que o prejuízo seria de mais de R$ 18 mil e que o veículo levaria os animais para Janaúba.
Ainda de acordo com a dona da fazenda, ela saiu de madrugada com o marido, para fazer tratamento médico em Montes Claros (MG), e avisou ao funcionário que voltaria no dia seguinte, mas resolveu antecipar o retorno. Ao chegar no local havia um caminhão carregado com 17 animais, e outros cinco que iriam ser levados também.
"Nunca suspeitamos dele, parecia ser uma boa pessoa, era educado, tinha esposa e filhos", diz a senhora de 55 anos. "Quando chegamos e vimos o que estava acontecendo, meu marido correu e trancou a cancela para impedir que o caminhão saísse, e em seguida ligou para a polícia", diz
Ao perceber a chegada da Polícia Militar, João Soares de Lima fugiu para um canavial e até o momento da publicação desta reportagem não havia sido preso. Segundo o filho da proprietária da fazenda, ele voltou de madrugada e pegou todas os pertences que estavam no local. "Ele só deixou a moto para trás, porque a trancamos na garagem."
A dona da propriedade ainda conta que há pouco tempo atrás, o funcionário chegou a mencionar que atirou em um ex-patrão, mas disse estar arrependido do crime. "Ele dizia que tinha ficado preso por mais de quatro anos, mas nunca falava o motivo." Após fazer um levantamento da ficha criminal do suspeito, a PM constatou que ele tinha três passagens por furto, sendo que uma delas culminou em uma tentativa de homicídio.
"Sabíamos que ele tinha uma arma, que provavelmente não deveria estar aqui na fazenda, fico receosa ao imaginar que algo pior poderia ter acontecido."
A dona da propriedade fala que tem 370 cabeças de gado e que não descarta a possibilidade de outros animais terem sido levados anteriormente.
"Começamos a contar o gado, já tínhamos contabilizado 120, e em todo momento, ele dizia que não havia a quantidade de animais que eu afirmava ter, o que me causava estranhamento. Iríamos terminar de contá-los nesta quinta."
O motorista do caminhão, Silvio Nogueira, de 54 anos, foi detido e teve o veículo apreendido. Ele informou para a PM que não sabia de nada e estava apenas prestando um serviço, ele não informou como conheceu João Soares.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga