Postos do Norte de Minas sofrem desabastecimento pela rede Petrobras

A população do norte de Minas está a mais de 48 horas sem combustível, álcool e gasolina. Desde o dia 25, todos os postos da bandeira Petrobras estão sem produto para atender a demanda e fecharam as portas. Os consumidores enfrentam filas e aumento no preço do litro, quando encontram postos com algum estoque.  Na quinta-feira, 27, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros recebeu membros da Minaspetro - Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais, para reivindicar o cumprimento dos contratos de abastecimento nos postos pela distribuidora e das regras pré-estabelecidas.
- O país está em franco crescimento e, consequentemente, aumento do consumo de combustível. Em 2013, a expectativa é de aumento na ordem de 12% nas vendas de gasolina e 6%, no diesel. Entretanto, a falta de logística da Petrobras em atender à demanda vem sendo sentida a alguns meses no país. No norte de Minas, há pedidos de abastecimentos do dia 18 de dezembro que ainda não foram atendidos. O resultado é a escassez do produto e prejuízos para toda a população, resume Márcio Hamilton Lima, diretor da Minaspetro.
Para o presidente da ACI, que entre seus negócios também está na cadeia de combustíveis, Julius Denucci, o problema pode não ser apenas pontual.
 - Não podemos ficar vulneráveis à falta de planejamento dos fornecedores. As empresas têm contratos a cumprir, inclusive, sujeitas a multas. Os postos estão de mãos atadas esperando uma solução da Petrobras, que demonstra ineficiência de ordem estrutural. Prevê aumento ou diminuição de demanda em feriado prolongado é usual em qualquer negócio. Daí, a preocupação do desabastecimento se tornar usual, pois demonstra a ineficiência na logística da maior distribuidora do país.
Os desdobramentos da falta de gasolina e álcool em Montes Claros, segundo maior entroncamento do Brasil, também são sentidos nas cidades do entorno, como Januária, Janaúba, Pirapora, Jaíba, Brasília de Minas, Lontra, entre outras. Charles Campos Barros Júnior é proprietário de um posto em Nova Esperança, distrito de Montes Claros. Ele conta que lá, a situação é grave porque só existe o posto dele para atender à população local e aos viajantes. Quando falta o produto, é preciso avançar até Mirabela, que também não tem combustível, ou retornar 15 km para Montes Claros. 
- Tive de comprar gasolina na cidade de Betim, pagando até 15 centavos a mais no preço do litro para esperar a situação se normalizar no norte de Minas, afirma.
ACI e a Minaspetro fizeram uma carta destinada à diretoria da Petrobras solicitando um posicionamento perante a questão, com a possibilidade de mudança da base de fornecimento de combustível para os postos do norte de Minas. Montes Claros possui 63 postos, desses 16 possuem a bandeira BR, o que significa que 25,4% estão totalmente desabastecidos de gasolina e álcool.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos