Uso de tecnologia social deverá amenizar estiagem prolongada em regiões de seca no país

Em Minas,os moradores do Norte de Minas sofrem com a falta de água
A tecnologia social deve ajudar a população do Nordeste do país a passar por momentos de estiagem, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Na próxima terça-feira (4), o governo federal vai fazer a entrega simbólica, no Ceará, de 500 mil cisternas construídas na Região Semiárida do Nordeste brasileiro, do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.Durante nove anos, além das cisternas para consumo, foram construídos também reservatórios para produção.
A cisterna usa a tecnologia de captação da água da chuva. Segundo a ministra, durante os períodos de estiagem, a população conseguiu viver bem com as cisternas.
De acordo com Tereza Campello, todas as cisternas construídas na região do semiárido têm placa, foto, número e são monitoradas por georreferenciamento. A tecnologia social possibilita ainda a formação de profissionais. Foram treinados mais 15 mil pedreiros para a construção de cisternas.
Durante a entrega das cisternas, que ocorrerá no município de Madalena, no Ceará, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai firmar uma parceria com o Banco do Nordeste. Serão investidos cerca de R$ 82 milhões para a construção de cerca de 30 mil cisternas no Semiárido nordestino.
O MDS também vai fazer uma parceria com o Ministério das Cidades para a construção de casas e cisternas, pelo Plano Nacional de Habitação Rural.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos