Estímulo para a produção de frutas no Norte de Minas Gerais

O desenvolvimento rural da Região do Jaíba conta agora com o olhar atento de uma liga, composta pela FAEMG e outras dez entidades. O grupo de trabalho foi formado por representantes do Sistema FAEMG, SEBRAE/MG, Fiemg, Central Exportaminas, Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig, Ruralminas e IMA) e Sede (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) para alinhar ações e buscar sinergia no cumprimento dos projetos para o Arranjo Produtivo Local de Fruticultura do Norte de Minas, impulsionados a partir de recursos destinados pelo Governo do Estado, através de empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)
Já foram alocados cerca de R$ 6,5 milhões para investimentos em vários projetos previstos até 2014, com previsão de entrada de outros R$ 30 milhões no próximo ano para manutenção de estradas, com recursos da Codevasf e Ruralminas.
O SISTEMA FAEMG/SENAR tem forte atuação na Região, através dos Sindicatos de Produtores Rurais locais, pela oferta de cursos via SENAR e pela execução de projetos diversos por meio do INAES, principalmente na área da exportação de frutas.
O coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG, Pierre Vilela explica que cada um dos projetos de desenvolvimento na Região do Jaíba, no Norte de Minas Gerais, gera novas demandas diretas para os órgãos envolvidos. “Por exemplo, o INAES é executor do processo de certificação de propriedades de limão, manga e banana, a partir de onde é detectada a necessidade de capacitação para atender os critérios exigidos. É feito, então, o direcionamento desse público nos cursos do SENAR, de forma a agilizar a formação e não interromper o processo de certificação para a exportação”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos