Atlético tropeça no Pacaembu, perde para o Corinthians e chega a terceira rodada sem vitórias

Atlético desperdiçou as chances que teve e acabou penalizado na etapa final
Após desperdiçar muitas chances na etapa inicial, o Atlético foi penalizado neste domingo, no estádio do Pacaembu, e foi derrotado por 1 a 0 pelo Corinthians, na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro, que sobrou no primeiro tempo, não manteve o ritmo na etapa final e o Timão não perdoou. De cabeça, o zagueiro Paulo André anotou o único gol da partida.
Com o tropeço, o Atlético chega a sua terceira rodada sem vitória no Brasileirão, situação que passa a incomodar a torcida alvinegra. Mesmo assim, o Galo segue líder, com 44 pontos, mesma pontuação do Fluminense, segundo colocado. Já o Corinthians foi a 28 pontos.

Atlético no comando
A liderança do Atlético na rodada estava garantida antes mesmo de a bola rolar. Isso porque o Fluminense havia empatado em 2 a 2 com o Figueirense, no sábado, e deixado escapar a chance assumir, mesmo que provisoriamente, a primeira colocação. No entanto, o time mineiro sabia que nada melhor que a vitória fora de casa, contra o Corinthians, para recuperar a confiança e ganhar fôlego para a segunda metade do campeonato.
Consciente de suas condições para conquistar os três pontos no estádio do Pacaembu, o Atlético parecia ter deixado de lado os últimos resultados no Brasileirão - os empates com Cruzeiro e Ponte Preta - e partiu para cima do clube paulista. A grande pressão exercida pelo Atlético logo no começo dava a impressão de que o time mineiro era o mandante da partida.
Marcando em cima a saída de bola do Corinthians, o Atlético assumia o controle do jogo, utilizando muito as jogadas pelas laterais, pouco cobertas pelo clube paulista. E foi pelo lado esquerdo que o Atlético teve a sua primeira oportunidade. Aos 5 minutos, Jô tocou para Bernard, que ia saindo cara a cara com o goleiro Cássio, mas o juiz acabou marcando o impedimento.
Três minutos depois, foi a vez do lado direito. Ronaldinho cobrou escanteio, a bola ia sobrando para Bernard, mas a zaga corintiana conseguiu impedir o ataque atleticano. Na sequência, R49 novamente encontrou Bernard, que ajeitou para Jô, mas Cássio fez boa defesa. A bola aérea também foi bastante utilizada pelo Atlético, com os jogadores sempre procurando Jô.
Até então, o jogo parecia ser do ataque do Atlético contra a defesa do Corinthians. Prova disso foi que, na etapa inicial, o Galo teve o dobro de finalizações do clube paulista: 6 contra 3. Aos 35 minutos, o time mineiro também teve outra oportunidade. Bernard ajeitou para Jô na pequena áerea, mas quando o atacante ia aparecendo para concluir, Alessandro fez o corte. Dois minutos depois, Júnior César tocou de calcanhar para Bernard, que chutou mal e desperdiçou a chance de abrir o placar.

Corinthians toma as rédeas
As duas equipes voltaram sem modificações para o segundo tempo. O Corinthians, no entanto, mudou a postura e inverteu a situação do jogo, dominando o Atlético que, ao contrário da etapa inicial, não se encontrava em campo. Com o time mais ofensivo, o clube paulista partiu para cima e, aos 11 minutos, Romarinho perdeu uma grande oportunidade, cara a cara com o goleiro Victor.
O Corinthians permaneceu no controle da partida e, cinco minutos depois, foi a vez de Emerson Sheik assustar a defesa do Atlético, mas chutou para fora. Depois de muito insistir, o Corinthians acabou sendo premiado e o Galo, por outro lado, penalizado pelas chances desperdiçadas na etapa inicial. Aos 17 minutos, Douglas cobrou escanteio, Paulo André subiu mais alto que todo mundo e, de cabeça, fez 1 a 0 para o time da casa.
O Atlético sentiu o golpe e, três minutos depois, Sheik quase fez o segundo. O atacante invadiu a área atleticana, sofreu falta de Réver, pediu o pênalti, mas o juiz não deu. Tentando reverter a situação, o técnico Cuca sacou o lateral-direito Marcos Rocha e colocou Neto Berola em campo.
Aos 32 minutos, Sheik recebeu o segundo cartão amarelo na partida e foi expulso. O técnico Tite reclamou da marcação do juiz e também acabou expulso. No finalzinho da partida, Guilherme ainda chegou a balançar as redes do Corinthians, mas o juiz viu falta no lance e anulou o gol alvinegro. O Atlético também perdeu o lateral-esquerdo Júnior César, expulso. Nos acréscimos, Guilherme novamente teve a chance de empatar, mas Cássio salvou o Corinthians milagrosamente.
 Na próxima rodada, o Atlético visita o Bahia, no estádio Pituaçu, em Salvador (BA). O jogo é nesta quarta-feira, às 19h30. No mesmo dia, às 22h, o Corinthians enfrenta o Figueirense, em Florianópolis (SC).

CORINTHIANS 1 x 0 ATLÉTICO
Motivo: Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Data: 02/09/2012
Estádio: Pacaembu
Cidade: São Paulo (SP)
Gol: Paulo André (62′)
Público pagante: 33.375
Renda: R$ 1.088,599,00
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Fábio Pereira (Asp. Fifa/TO)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Leonardo Silva, Ronaldinho, Réver (Atlético); Douglas, Paulo André, Cássio, Alessandro (Corinthians);
Cartões vermelhos: Junior César (Atlético); Emerson (Corinthians)

Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos (Wallace); Ralf, Paulinho, Douglas (Edenílson), Danilo e Romarinho (Martínez); Emerson. Técnico: Tite.

Atlético: Victor; Marcos Rocha (Neto Berola), Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete (Escudero), Bernard, Danilinho e Ronaldinho Gaúcho; Jô (Guilherme). Técnico: Cuca.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos