Afiliada da Rede Globo destaca Varzelândia: Rota Inter TV cobre os festejos do Garapão no Campo Redondo

Imagem
A cidade de Varzelândia se prepara para viver, neste sábado (23), um dos momentos mais marcantes de sua tradição cultural. O Garapão, festa que reúne cavalgada, música, religiosidade e gastronomia, terá neste ano uma cobertura especial: o programa Rota Inter TV, afiliada da Rede Globo no Rio de Janeiro, está em temporada em Minas Gerais e escolheu Varzelândia como cenário para registrar a força da cultura regional. A presença da emissora é motivo de orgulho para a população. A apresentadora Alyssa Gomes comandará as gravações, mostrando para todo o estado – e também para parte do país – a beleza e a autenticidade dos festejos que já se tornaram símbolo da identidade norte-mineira. Tradição e identidade cultural O evento é liderado pela gestão do prefeito Amâncio Oliva, que tem reforçado o apoio às manifestações culturais como parte essencial do desenvolvimento social e turístico do município. Para ele, a chegada da Rede Globo reforça a importância do Garapão como patrimônio imaterial: ...

Corte irregular de pequizeiros é flagrado no Norte de Minas

Uma fazenda em Patis, no Norte de Minas Gerais, foi embargada pela Polícia de Meio Ambiente e pelo Ministério Público. Segundo os militares, pelo menos 500 pequizeiros foram derrubados na propriedade, sendo que a árvore é protegida por lei.
O tamanho do desmatamento foi registrado em fotos e vídeo pela polícia. De acordo com o major Nivaldo Ferreira, a fazenda tinha licença para intervenção ambiental, mas não possuía autorização para o corte das árvores.
O policiamento foi até a propriedade atendendo a uma solicitação de apoio ao Ministério Público. No local, segundo Ferreira, foi flagrado o corte de vários pés de pequi. Também foram encontradas toras de madeira enterradas na fazenda.
“O infrator está sujeito à reparação de danos ambientais. Hoje a multa prevista é de R$ 192,77 para cada árvore abatida. Além da ação penal, que provavelmente vai ser instaurada aí tão logo o boletim de ocorrência seja preenchido e encaminhando à autoridade de polícia judiciária”, disse o policial.
Ainda segundo a Polícia de Meio Ambiente, além das multas, o dono da fazenda pode ser obrigado a replantar de cinco a dez pequizeiros para cada árvore derrubada.
O dono da fazenda informou que o corte foi feito por um funcionário, sem autorização e garantiu que vai assumir os prejuízos causados pelo erro.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira