Corte irregular de pequizeiros é flagrado no Norte de Minas

Uma fazenda em Patis, no Norte de Minas Gerais, foi embargada pela Polícia de Meio Ambiente e pelo Ministério Público. Segundo os militares, pelo menos 500 pequizeiros foram derrubados na propriedade, sendo que a árvore é protegida por lei.
O tamanho do desmatamento foi registrado em fotos e vídeo pela polícia. De acordo com o major Nivaldo Ferreira, a fazenda tinha licença para intervenção ambiental, mas não possuía autorização para o corte das árvores.
O policiamento foi até a propriedade atendendo a uma solicitação de apoio ao Ministério Público. No local, segundo Ferreira, foi flagrado o corte de vários pés de pequi. Também foram encontradas toras de madeira enterradas na fazenda.
“O infrator está sujeito à reparação de danos ambientais. Hoje a multa prevista é de R$ 192,77 para cada árvore abatida. Além da ação penal, que provavelmente vai ser instaurada aí tão logo o boletim de ocorrência seja preenchido e encaminhando à autoridade de polícia judiciária”, disse o policial.
Ainda segundo a Polícia de Meio Ambiente, além das multas, o dono da fazenda pode ser obrigado a replantar de cinco a dez pequizeiros para cada árvore derrubada.
O dono da fazenda informou que o corte foi feito por um funcionário, sem autorização e garantiu que vai assumir os prejuízos causados pelo erro.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos